PUB

Política

Paul: PR apela à solidariedade em prol dos que perderam rendimentos

O Presidente da República, José Maria Neves, apelou este domingo, no Paul, a uma “efectiva solidariedade entre todos”, como forma de ajudar as pessoas que, por causa da seca, da pandemia e da guerra, perderam empregos e rendimentos.

O apelo surge da constatação de que, neste momento, “as populações de todos os municípios passam por situações de dificuldades” que, segundo o chefe de Estado, “se acentuaram com todos esses anos de seca, com a pandemia e, agora, com as consequências da guerra na Ucrânia”.

30 anos de municipalismo

José Maria Neves, que presidia à sessão solene comemorativa do dia do município do Paul e do patrono local, Santo António das Pombas, proferiu um discurso centrado nas conquistas do Poder Local democrático em Cabo Verde, no ano em que se comemoram os 30 anos da sua implementação no país.

“Celebrar o dia de um município é celebrar o municipalismo em Cabo Verde”, afirmou, acrescentando que são três décadas de um forte protagonismo local e regional “que tem contribuído, por um lado, para o reforço das instituições do Poder Local e, por outro lado, para melhorar a qualidade de vida dos cabo-verdianos”.

No caso de Santo Antão, disse que o municipalismo teve um “ingrediente extra”, consubstanciado numa forte cooperação intermunicipal.

Cooperação intermunicipal

No seu entender, a “intensa e produtiva” cooperação entre os três municípios da ilha de Santo Antão é exemplar para os demais municípios e ilhas de Cabo Verde.

O mesmo diz que essa cooperação permitiu a partilha de recursos e processos de desenvolvimento com ganhos de eficiência e eficácia, beneficiando toda a ilha.

José Maria Neves considerou que, mesmo num ambiente de grande escassez de recursos, os municípios cabo-verdianos têm feito um enorme esforço de modernização territorial e apoiado as comunidades em áreas sensíveis e de impacto sócio-económico.

Efeméride 

A sessão solene comemorativa do dia do município do Paul e do Santo António das Pombas teve lugar este domingo, 12.

As solenidades religiosas, missa e procissão, presididas pelo bispo da Diocese de Mindelo, Dom Ildo Fortes, no encerramento das comemorações dos 225 anos da criação da paróquia de Santo António das Pombas, acontecem esta segunda-feira.

C/ Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top