PUB

Economia

Santo Antão e Santiago são as ilhas com mais alojamentos turísticos  

As ilhas de Santo Antão e Santiago eram as ilhas com mais alojamentos turísticos activos, em finais de Dezembro de 2021, segundo dados do Inventário Anual de Estabelecimentos Hoteleiros. Contudo, Sal lidera em quartos e em camas. 

Segundo os dados do inventário anual aos estabelecimentos hoteleiros, realizado pelo Instituto Nacional de Estatística, em finais de dezembro do ano 2021, estavam em atividade 292 alojamentos turísticos, mais 135,5% que no mesmo período do ano de 2020. 

De notar que nesse período de 2020 estávamos ainda sobre uma forte política de restrições devido à pandemia da covid-19, daí o aumento exponencial devido à retoma em finais de Dezembro de 2021. 

Distribuição por ilhas

Desses 292 estabelecimentos turísticos hoteleiros que se encontravam activos em finais de Dezembro de 2021, Santo Antão possuía a maioria, ou seja, 69 estabelecimentos de alojamento turístico, o que corresponde a um acréscimo de 23,6% do total de estabelecimentos em funcionamento no país, no período em análise.

Depois da ilha das montanhas, vem Santiago com 65, São Vicente com 56, Sal com 32 e Fogo com 25 estabelecimentos hoteleiros activos. Isso representa acréscimos de, respectivamente, 22,3%, 19,2%, 11,0% e 8,6% do total.

Seguem-se São Nicolau, Boa Vista e Maio com o mesmo número de estabelecimentos, 12, correspondendo a 4,1% do total dos estabelecimentos hoteleiros activos em finais de Dezembro de 2021.   

Já a Brava tinha 9 estabelecimentos em funcionamento, representando 3,1% do total.

São Vicente com o maior aumento

De notar que o maior acréscimo de alojamentos turísticos activos aconteceu na ilha de São Vicente, que tinha mais 46 estabelecimentos em finais de dezembro de 2021, comparativamente ao mesmo período de 2020.

Já nas ilhas de Santiago, Sal, Fogo e Boa Vista registaram acréscimos de 45, 22, 17 e 9 estabelecimentos, respetivamente, face ao ano anterior.

Residenciais com mais peso

Em relação ao tipo de alojamento, verificou-se aumento em todas as tipologias. As residenciais foram as que mais aumentaram em finais de Dezembro de 2021, com mais 64 estabelecimentos activos no país, face ao ano 2020. 

Depois vêm os hotéis (+37), pensões (+23), hotéis-apartamentos (+13) e pousadas (+12). 

Aumento menos acentuado, segundo o INE, verificou-se nos aldeamentos turísticos, com mais 5 estabelecimentos, comparativamente a finais de Dezembro de 2020.
Considerando a tipologia dos estabelecimentos hoteleiros, os dados do INE mostram que as Residenciais passaram a ser os estabelecimentos com maior peso, representando cerca de 35% do total, ficando os hotéis e as pensões em segundo e terceiro lugares, com 23% e 22%, respetivamente.

Sal com mais quartos e camas

Contudo no que toca a quartos disponíveis, Sal continua a dominar, representando 56% do total.

Já Boa Vista passa a ocupar o 2º lugar, com 19% e Santiago terceiro com 8%. 

Se analisarmos a distribuição de quartos por tipo de estabelecimentos, os hotéis continuam a liderar com 83% dos quartos, seguidos pelas residenciais e pensões, representando 6% e 5%, respetivamente.

De notar que também a oferta de camas concentrou-se principalmente na ilha do Sal (58%), seguida da Boa Vista, com 21% e Santiago com 7%. 

As restantes ilhas ofereciam, em finais de Dezembro de 2021, cerca de 14% do total das camas disponíveis.

A distribuição das camas por tipo de estabelecimento, revelou que os hotéis representam 85% da capacidade de camas disponíveis. Em seguida estão as residenciais (5%), as pensões (4%) e os hotéis apartamentos (3%).

PUB

PUB

PUB

To Top