PUB

Santo Antão

Porto Novo: Retoma das celebrações de São João vista com “grande expectativa”

Depois de dois anos condicionadas pela covid-19, as celebrações de São João Baptista estão de volta ao município do Porto Novo. Os munícipes e a autarquia veem com “grande expectativa” a retoma da festa do santo padroeiro que, apesar das contenções económicas, prepara um retorno à altura. Já se nota o pulsar da economia em Porto Novo. 

Apesar das restrições económicas, a Câmara Municipal do Porto Novo está a preparar o regresso da festa de São João Baptista à altura da dimensão que possui, garante o vereador da cultura Nilson Santos ao A Nação.

A retoma das celebrações da festa património imaterial nacional desde 2017 é assim encarada com “grande expectativa” por todos no município. As celebrações arrancaram desde finais de maio com workshops de construção de navio e toca de tambor e se arrastam até ao final do mês de junho.

Programa

Assim sendo há uma série de lançamentos de livros, atividades desportivas, festas privadas e celebrações religiosas. Já neste fim-de-semana arranca a 17a edição da feira de produtos agropecuários de Santo Antão, uma das maiores realizadas no país.

O tradicional desfile de São João Baptista acontece no dia 22 de junho com quatro grupos do município, a contar com transmissão televisiva e no dia seguinte, um dos pontos altos: a peregrinação de 23 km de Porto Novo para Ribeira das Patas para buscar o santo.

Neste mesmo dia e no dia 24, dia de São João, acontece o baile popular, que este ano foi privatizado no sentido de reduzir os custos do orçamento da Câmara Municipal. Para já, Buguin Martins, Josslyn, Dynamo, são os primeiros nomes confirmados.

No dia 25, o Santo é levado de volta para Ribeira das Patas em uma nova peregrinação.

Museu Romaria 

A rota de São João foi requalificada em 2019, contudo o Museu de Romarias de que se fala há algum tempo ainda não é realidade. Nilton Santos afirma que a pandemia interrompeu o processo de negociação, mas que se pretende retomar as negociações.

“Pela dimensão que a festividades têm, exige que tenhamos um espaço de preservação da memória  coletiva ligada à festa de São João Baptista e este é o objetivo da Câmara Municipal de até o final do mandato”, garante Santos.

PUB

PUB

PUB

To Top