PUB

Santiago

Neusa de Pina: Uma mãe solteira que trocou a cozinha pela “ideia louca” de lavar carros

Neusa de Pina é natural de São Domingos, localidade de Tenda, mas actualmente reside na Cidadela, bairro onde também trabalha como lavadora de carros, desde que deixou o trabalho na cozinha, há um ano. Como diz uma “ideia louca” de que não se arrepende.

Na estrada que dá acesso à Escola Portuguesa na Cidadela, Praia, encontramos Neusa de Pina, 38 anos, que deixou a cozinha pela lavagem de carros, sua actual profissão, que ela diz encarar com orgulho e como desafio quotidiano.

“Antes da pandemia fiz uma formação de cozinha e pastelaria na Escola de Hotelaria e Turismo e depois passei a trabalhar numa cozinha no ramo da minha formação, mas não era algo que eu gostava e havia muita exploração, eu recebia muito mal pelo trabalho que fazia”, explica.

Com o passar do tempo, Neusa descobriu uma nova alternativa para ter rendimento e criar os seus três filhos, sendo mãe solteira.

“Na estação da Enacol passei a observei os rapazes enquanto trabalhavam na área de lavagem dos carros e vi que era algo possível de eu fazer, com o auxílio de máquinas apropriadas, um aspirador e produtos de limpeza para carros”.

CarWashPentcha 

Neusa de Pina criou, assim, os seus próprios serviços de lavagem de viaturas, a CarWashPentcha, uma actividade que considera “uma terapia diária”, além de rentável.

“Tem sido uma experiência nova, incrível, que gosto muito e me deixa relaxada. Às vezes, por causa dos meus filhos, há dias em que não consigo vir lavar os carros, então, fico triste”, diz entusiasmada.

“Tive a ideia louca de deixar de trabalhar na cozinha para criar uma empresa de lavagem de carros. Após muito pesquisar sobre os produtos e as máquinas que eu necessitava, comecei a planear tudo para tirar do papel e ir à prática”.

Uma “ideia louca” que, segundo esta empreendedora, tem gerado algum rendimento para ela e sua família, considerando que o custo para a lavagem de uma viatura vai de 500 a 700 escudos e que por dia atende vários clientes.

“Há dias que lavo apenas um carro, mas também há outros em que chego a lavar 10 ou mais carros num único dia”.

Desafios 

Como diz, neste como noutros sectores, “tudo é uma questão de organização para poder conciliar as tarefas profissionais com as pessoais e domésticas, considerando que quando comecei eu era mãe solteira, hoje, deixo tudo de forma organizada para conseguir corresponder às demandas e os meus filhos me apoiam em tudo”.

“No começo não foi nada fácil, porque eu não tinha muitos clientes, a pessoa que começou a trabalhar comigo teve de sair e continuei sozinha. Sei que é meu dever conquistar os clientes em cada trabalho que faço com profissionalismo”, o que lhe permite ter hoje “alguns clientes fiéis”.

Questionada sobre os desafios de ser uma mulher que lava carros, uma profissão dominada praticamente pelos homens na capital do país, Neusa de Pina diz com convicção que quer mudar esta “ideia” de que as mulheres devem ficar à espera dos homens para que as coisas aconteçam e servir de inspiração às outras mulheres.

“Quando vemos uma mulher com iniciativa, querendo fazer algo bom para ela e para a nossa sociedade, devemos dar-lhe força de verdade para que seja propriamente uma cultura sem esperar incentivo dos homens e assim termos mulheres a inspirar mulheres”.

Portanto, o desejo desta empreendedora é ter mais demandas para assim empregar outras mulheres solteiras.

“Sei como não é fácil educar os filhos sendo mãe solteira e quando temos o nosso próprio rendimento, encaramos a vida com garra e maior motivação”.

Falta de incentivo das mulheres

Neusa de Pina afirma que, por vezes, sente falta de um verdadeiro incentivo por parte das mulheres, considerando que ela é uma mulher que se aventurou numa profissão “igual aos demais”.

“99% dos meus clientes são os homens, o que me deixa muito feliz por estarem a confiar no meu trabalho, mas por ser mulher numa sociedade onde se fala muito em empoderamento feminino, deveria ser o contrário, mulheres apoiando outras mulheres, o que nem sempre acontece”.

Durante a conversa com o A NAÇÃO, Neuza recorda uma situação em que uma mulher fez “piada” do seu trabalho.

“Num dia normal de trabalho, uma mulher, ao passar, ficou a rir porque achou piada ver uma mulher a lavar carros. Na cabeça dela isso era trabalho de homem. Eu sei que há muitas mulheres com carro, mas não confiam numa outra para lavar seus carros, foi o caso dessa fulana que em vez de recorrer aos meus serviços ficou a rir-se de mim”.

Cliente satisfeito com serviço prestado

Andry Staner, reside nas redondezas e um dos clientes de Neusa de Pina, há exactamente dois mese,  estava presente no momento da nossa conversa.

“Tenho gostado dos serviços que ela presta porque demonstra muito empenho e profissionalismo no seu trabalho, por isso escolho sempre vir aqui”, afirma.

Por seu turno, Neusa de Pina garante a qualidade na lavagem dos carros para garantir beleza e integridade, além de permitir maior durabilidade dos automóveis.

“Tenho todos os produtos e equipamentos adequados para fazer a lavagem e a limpeza dos carros com alta qualidade. Estou no meio da rua a lavar os carros, mas trabalho com os melhores produtos para os carros, brilho para quadrantes, produtos de brilho para as rodas do carro e Shampoo Auto para uma lavagem eficaz”, conclui. 

Por: Tiana Silva

Publicada na edição semanal do jornal A NAÇÃO, nº 772, de 16 de Junho de 2022

PUB

PUB

PUB

To Top