PUB

Política

Chefe de Estado participa das Jornadas Europeias do Desenvolvimento em Bruxelas

O Presidente da República, José Maria Neves, vai à Bruxelas, na Bélgica, para participar nas Jornadas Europeias de Desenvolvimento, a convite da Presidente da Comissão da União Europeia, Ursula von der Leyen.

O Chefe de Estado, que foi convidado a intervir na abertura do encontro, que acontece nos dias 21 e 22 de junho, vai falar sobre questões relacionadas com o desenvolvimento em África e os Pequenos Estados Insulares.

A edição de 2022 das Jornadas Europeias de Desenvolvimento terá como tema “Global Gateway: construir parcerias sustentáveis para um mundo conectado” e deverá reunir cerca de 2.500 participantes de todo o mundo, entre líderes políticos e representantes da sociedade civil e do sector privado.

“Os participantes estarão, em conjunto, a fazer o balanço dos progressos realizados na aplicação da estratégia Global Gateway e reforçar os esforços de parceria baseada em valores e objectivos comuns para a realização de investimentos ecológicos, inteligentes e inclusivos”, refere a Presidência da República, em nota enviada à imprensa.

A “Estratégia Global Gateway” visa mobilizar até 300 mil milhões de euros de investimentos até 2027, através de uma abordagem da Equipa Europa, que associa a União Europeia, os Estados-Membros, as instituições de financiamento do desenvolvimento e o sector privado.

O evento inclui uma série de painéis de alto nível, sobre os cinco temas principais da estratégia Global Gateway, nomeadamente sector digital, clima e energia, transportes, saúde, educação e investigação.

Encontro com a comunidade cabo-verdiana

À margem do evento, José Maria Neves deverá manter encontros com altas entidades da União Europeia e encontrar-se com a comunidade cabo-verdiana radicada na Bélgica.

As Jornadas Europeias do Desenvolvimento, realizadas desde 2006, são organizadas pela Comissão Europeia e constituem o acontecimento internacional mais importante na área do desenvolvimento.

PUB

PUB

PUB

To Top