PUB

Mundo

Vaticano: Porto entrega Manuscrito Português ao Papa Francisco  

ebc

Obra quinhentista foi adquirida pela Irmandade dos Clérigos e pela Santa Casa da Misericórdia do Porto (Norte de Portugal).

Um Manuscrito Quinhentista Português – anuncia o portal jn.pt -, vai ser entregue, esta quarta-feira de manhã, 22,  ao Papa Francisco, para que fique à guarda da Biblioteca Apostólica do Vaticano, dirigida pelo Cardeal Tolentino de Mendonça.

O Livro “A Tragédia Amorosa de Inês de Castro”, da autoria do Poeta António Ferreira, vai ser levado ao Chefe da Igreja Católica pelo presidente da Irmandade dos Clérigos, padre Manuel Fernando, e pelo provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto, António Tavares.

O Documento foi adquirido há algumas semanas pelas duas instituições da Cidade do Porto, permitindo que o Livro continuasse ligado a Portugal. “O Manuscrito estava num alfarrabista do Porto e estava prestes a ser vendido para uma Biblioteca de Londres”, disse, ao jn.pt, fonte ligada à compra.

Elo de ligação

Mas, para evitar que a obra fosse para Inglaterra, a Irmandade dos Clérigos e a Santa Casa da Misericórdia do Porto reuniram Fundos para adquirirem, junto do alfarrabista, a Obra de incontestável valor histórico e cultural.

“A decisão [da compra] assegurou a manutenção do Documento num local onde fica disponível para consulta, estudo e valorização. Ao ficar guardada na Secção Portuguesa da mais emblemática Biblioteca Mundial, fica, também, assegurado o importante elo entre Portugal e a Obra de António Ferreira, centrada na Tragédia em torno do Amor entre o então futuro Rei D. Pedro I e a galega D. Inês de Castro, considerada, a Título Póstumo, Rainha de Portugal”, referiu António Tavares, provedor da Misericórdia do Porto.

O poeta António Ferreira, discípulo de Sá de Miranda, deixou a Tragédia “Castro” como um dos seus mais valiosos legados.

PUB

PUB

PUB

To Top