PUB

Destaques

Destaques da edição 774 do Jornal A NAÇÃO

CONTEÚDO PREMIUM

Insegurança alimentar
PAM, FAO e Governo com contas trocadas
Agências ONU afirmam que cerca de 181 mil cabo-verdianos, num total 32 por cento (%) da população, passam por situação de insegurança alimentar e aponta factores como a seca, a covid-19 e a guerra na Ucrânia como responsáveis pelo aumento de pessoas que estão no limiar da fome. O ministro Gilberto Silva não concorda com a avaliação e diz que “é preciso harmonizar os números”. 

Bancos Comerciais
Lucros ultrapassam 3,5 milhões de contos
Os bancos comerciais, de uma forma geral, não sentiram os efeitos da crise pandémica da covid-19. Globalmente, as instituições financeiras que operam no país tiveram um lucro que ultrapassa os 3,5 milhões contos. Apesar das medidas de protecção implementadas pelo Governo para fazer face à crise económica e financeira provocada pela covid-19, o nível de crédito vencido no sistema bancário continua elevado. 

Driblando o desemprego
Engenheiro alimentar “abraça” fabrico de sabões
Engenheiro Alimentar, Domingos Cardoso de Pina, mais conhecido por “Adilson Cardoso”, de Ponta Verde, é um jovem ambicioso, “sonhador” e determinado, que quer dar o seu “contributo” para alavancar a Ilha do Fogo e colocá-la no patamar que merece estar no Contexto Nacional. Por ora, o seu “foco” e grande engenho é a “Fogo  Conservas”, especializada em produção de Sabões Naturais. 

Abertura de Embaixada em Rabat
Troca de favores entre Cabo Verde e Marrocos
Cabo Verde vai abrir uma embaixada e um consulado geral no Reino de Marrocos. A instalação dessas duas missões é “iminente”, segundo as palavras do ministro Rui Figueiredo Soares. A pergunta é o que estará por trás desta decisão sem precedentes, nos anais da diplomacia cabo-verdiana, algo que passa pelo dossiê do Sahara Ocidental.

Restos mortais já estão em Cabo Verde
Funeral de Antero Simas é a 5 de Julho
Os restos mortais do conceituado músico e compositor Antero Simas, falecido no passado 16 de Junho, nos Estados Unidos da América, chegou a Cabo Verde esta quarta-feira. O funeral, a ter lugar no Cemitério da Várzea da Companhia, na Cidade da Praia, deve acontecer no próximo dia 5 de Julho, terça-feira.

Paradise Land
Um Filme que mostra Cabo Verde ao Mundo
“Paradise Land”, uma longa metragem de Mário Vaz, emigrante cabo-verdiano nos Estados Unidos da América (EUA), tem estreia marcada para Julho em Cabo Verde e Setembro na comunidade cabo-verdiana naquele país. O filme, que foi gravado um pouco por todas as ilhas, pretende “promover” a “morabeza” e projectar a marca “Cabo Verde” nos quatro cantos do globo. 

Esta Edição nº.  774, do Jornal  A NAÇÃO – que já está disponível em PDF -, comporta, ainda, as Opiniões de:  António Guterres, Arsénio Fermino de Pina, Démis Almeida, Ednilson Fernandes, Luís Kandjimbo, Rocca Vera-Cruz, Samilo Moreira e Vlademiro Tolentino; assim como, uma Carta Aberta à ministra das Infra-Estruturas, Habitação e Ordenamento do Território; e a Coluna de Marciano Moreira. 

PUB

PUB

PUB

To Top