PUB

Desporto

Qualificação para Mundial de Basquetebol 2023: Cabo Verde joga esta Sexta-feira contra a Nigéria

A seleção sénior masculina de basquetebol de Cabo Verde defronta a Nigéria, esta amanhã, às 9 horas, em Kigali, capital do Ruanda, em jogo do grupo A de qualificação africana para o Campeonato do Mundo de 2023. Depois da primeira fase em Benguela, Angola, eis que Cabo Verde prossegue, hoje, a sua primeira participação de sempre numa qualificação africana para o Campeonato do Mundo de Basquetebol.

Segundo o capitão, Fidel Mendonça, a seleção nacional, que esta semana realizou um jogo treino com o Ruanda, está com a moral em alta uma vez que, entre outros factores, já pode contar com os seus principais jogadores, entre eles, o internacional cabo-verdiano, Edy Tavares, estrela do Real Madrid, que recentemente foi considerado pela Federação Internacional de Basquetebol (FIBA) o Melhor Basquetebolista Africano da atualidade.

Por outro lado, além de Edy Tavares, para esta segunda fase que decorre no Ruanda, o seleccionador de Cabo Verde, Emanuel (Mané) Trovoada, também já pode contar com outros jogadores influentes como Ivan Almeida (Benfica, Portugal) e Anderson Correia (Petro de Luanda, Angola) entre outros. Aliás, Ivan Almeida consta igualmente da lista dos 15 melhores basquetebolistas africanos da actualidade a participar nas referidas fases de qualificação para o Mundial de 2023, ocupando a 10ª posição.

Torneio internacional de preparação em Angola

Ainda antes de se deslocar a Ruanda para esta segunda fase do torneio de qualificação para o Mundial de 2023, a selecção cabo-verdiana de basquetebol masculina participou em Benguela, Angola, num torneio internacional de preparação que, segundo o seleccionador de Cabo Verde, Emanuel Trovoada, foi uma “grande chance” na preparação da equipa cabo-verdiana que chegou a enfrentar as selecções nacionais de Angola (A e B) e a congénere de Moçambique.

Mané destacou igualmente que no torneio internacional de Angola também aproveitou para dar oportunidade a novos atletas, no âmbito do processo da renovação da seleção sénior masculina de basquetebol de Cabo Verde.

Depois do jogo de hoje com a Nigéria, a seleção sénior masculina de basquetebol de Cabo Verde, defronta, no Sábado, 2 de Julho, a selecção do Uganda e, no Domingo,3, joga com a selecção do Mali.

Na primeira fase da Zona África de qualificação que teve lugar em Benguela, Angola, Cabo Verde somou uma vitória (79-71 frente à Nigéria) e duas derrotas, uma frente à Uganda (77-74) e frente ao Mali (58-64).

No Grupo A de que faz parte Cabo Verde, a seleção do Uganda não participa na campanha de qualificação para o Mundial de Basquetebol 2023. Os ugandeses desistiram da competição por problemas financeiros.Cabo Verde partilha o Grupo A da segunda fase africana de qualificação para o Mundial de 2023 com os combinados da Nigéria, do Ruanda e do Mali.

PUB

PUB

PUB

To Top