PUB

Santiago

Praia: “Dia Nacional de Luta contra o Uso Abusivo do Álcool” assinalado com marcha de sensibilização

A Comissão de Coordenação do Álcool e outras Drogas realiza na tarde desta sexta-feira, 1 de Julho, na Praia, uma marcha de sensibilização para assinalar o “Dia Nacional de Luta contra o Uso Abusivo do Álcool”.  Dados mais recentes apontam que mais da metade da população cabo-verdiana consome álcool, sendo que destes quase 8 por cento (%) faz uso diariamente e 2% são mulheres.

 A marcha, organizada em parceria com várias instituições públicas e privadas, visa “sensibilizar a população cabo-verdiana sobre a problemática do uso do álcool no seio das famílias, nos jovens e nas comunidades em geral e a necessidade de uma acção conjunta e articulada”, conforme nota de imprensa chegada à nossa redacção.

A concentração da marcha está marcada para às 15h30, no Gimno Desportivo Vavá Duarte, em Chã de Areia, cidade da Praia.

O fim do percurso será na Pracinha da Escola Grande, no Plateau, onde serão passadas mensagens de sensibilização, seguido de um concurso de perguntas e respostas e música para terminar.

Recorde-se que 1 de Julho, “Dia Nacional de Luta contra o Uso Abusivo do Álcool” foi instituída em Julho de 2020, visando uma maior conscientização da sociedade para esta problemática que muito tem afectado a população cabo-verdiana.

A data coincide com o dia em que foi lançada a campanha “Menos álcool, mais vida”, que já vai no seu 6º aniversário.

Mais de metade da população cabo-verdiana consome álcool

Numa entrevista à imprensa, nesta quinta-feira, 30 de Junho, o secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde, Evandro Monteiro, revelou que mais de metade da população cabo-verdiana consome álcool, sendo que destes quase 8 por cento (%) faz uso diariamente e 2% são mulheres.

“Segundo os dados do ´II Inquérito Nacional sobre os Factores de Risco das Doenças Não Transmissíveis`, 45% da população adulta referiu ser consumidor actual de bebidas alcoólicas, sendo 62,3% destes homens e 26,9% mulheres. De referir que mais de 7% da mesma população consome quase todos os dias ou diariamente, sendo que aproximadamente 2% desse universo populacional, são mulheres”, indicou o  governante, citado pela Inforpress.

Evandro Monteiro avançou estes dados na abertura de um seminário realizado ontem, na Praia, no âmbito do “Dia Mundial Contra o Uso Abusivo e o Tráfico de Drogas”, assinalado a 26 de Junho.

PUB

PUB

PUB

To Top