PUB

Economia

Facilitadora comunitária pede maior sintonia entre membros das cooperativas

A facilitadora comunitária do projecto Coopermondo, Adelsa Fernandes, propôs um trabalho de maior sintonia entre os membros das cooperativas, para um novo modelo de desenvolvimento em Cabo Verde, adequado ao contexto actual.

Esta responsável falava à Inforpress, à margem do workshop internacional de “Diálogos entre cooperativas do sul do mundo – Construindo caminhos para o cooperativismo em Cabo Verde”, promovido pela Associação para a Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Coopermondo), no âmbito do Dia Internacional do Cooperativismo, assinalado sempre no primeiro sábado do mês de Julho.

“Neste momento precisamos de mais sintonia entre os membros para que possamos ter um desenvolvimento em Cabo Verde”, apontou a facilitadora, que disse que o maior desafio passa por um trabalho de concertação nos sectores primários como agricultura, pecuária e pescas.

“Acreditamos que, com o cooperativismo, os agricultores, pescadores e criadores podem ganhar escala para poderem fazer exportação dos seus produtos para outras localidades, sendo que, neste momento, trabalham de forma individual e não conseguem o retorno”, apontou Adelsa Fernandes que defendeu que é necessário ter uma legislação apropriada para este sector.

Neste sentido, disse que o encontro vai servir também para trocas de experiências com os países que já dispõem de uma legislação a nível do cooperativismo.

Sob o lema “as cooperativas constroem mundos melhores”, o evento contou com a presença da OMCV, Cite Habitat, câmara de comercio, Pro Empresa, cooperativas do sul do mundo da Colômbia, Guatemala, Brasil e de Moçambique.

A Coopermondo está em Cabo Verde desde 2020, com o projecto Terra de Valor em Santa Cruz e Fogo e o projecto Economia solidária em Ribeira Grande de Santiago e São Domingos e trabalha, sobretudo, com mulheres e jovens do sector da agricultura, costura, latrocínios hortícolas e frutíferas.

Coopermondo é uma ONG da Confederação das Cooperativas Italianas (Confcooperative) que promove a criação e capacitação de empresas cooperativas em países em desenvolvimento, facilitando relacionamentos e trocas de experiências com empresas cooperativas italianas.

C/ Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top