PUB

Desporto

Qualificação para Mundial de Basquetebol 2023: Cabo Verde vence Uganda e qualifica-se para a próxima e última fase (actualizado)

A seleção sénior masculina de basquetebol de Cabo Verde qualificou-se, hoje, para a próxima e última fase de qualificação africana para o Campeonato do Mundo de 2023 ao vencer o Uganda, por 87-78, em jogo do grupo A disputado, esta tarde, em Kigali, capital do Ruanda.

Esta é a segunda vitória consecutiva de Cabo Verde depois de ontem, Sexta-feira, ter vencido a Nigéria por 79-70.

Com a vitória deste sábado sobre o Uganda e a anunciada desistência da selecção do Mali, Cabo Verde vence o Grupo A, qualificando-se, assim, para a fase seguinte e decisiva de qualificação para Mundial 2023.

Note-se que a selecção cabo-verdiana é a que mais pontos acumulou nesta fase de qualificação africana para o Campeonato do Mundo de 2023.

Edy Tavares, MVP da partida

O internacional cabo-verdiano, Edy Tavares, estrela do Real Madrid, que recentemente foi considerado pela Federação Internacional de Basquetebol (FIBA) o Melhor Basquetebolista Africano da atualidade, esteve, mais uma vez em destaque na partida com Uganda com 21 pontos, seis ressaltos e dois bloqueios, tendo sido considerado o “Jogador Mais Valioso” (MVP) dessa partida.

Edy Tavares esteve igualmente em destaque na vitória, ontem Sexta-feira, frente à Nigéria, contribuindo, juntamente com outros jogadores como Ivan Almeida, Patrick Lima e Joel Almeida que também estiveram em destaque nessa partida, para reavivar o sonho de Cabo Verde nesta que é a sua primeira participação de sempre numa qualificação africana para o Campeonato do Mundo de Basquetebol.

Momentos de desconcentração

Cabo Verde venceu o primeiro quarto por 25-23, perdeu o segundo por 19-20, voltou a levar de vencida o terceiro período por 18-09 e perdeu no quarto e último quarto por 25-26.

Tal como no jogo com a Nigéria, a selecção cabo-verdiana voltou a denotar alguma desconcentração em alguns momentos da partida, sobretudo na parte final do quarto e último período, uma vez que, a menos de um minuto do final da partida, permitiu que o Uganda ameaçasse anular a vantagem da selecção nacional que já era bastante confortável.

Felizmente, a seleção nacional voltou a reagir nos segundos finais, tendo recuperado uma vantagem final de nove pontos sobre o Uganda (87-78).

Na vitória desta tarde de hoje, Sábado, frente ao Uganda, o selecionador Emanuel (Mané) Trovoada fez entrar em campo os seguintes jogadores: Ivan Almeida (32m), Joel Almeida (28m), Keven Gomes (11m), Fidel Mendonça (30m), Williams Tavares (29), Victor Toyo (4m), Shane da Rosa (9m), Patrick Lima (10m), Amarilson Lopes (4m), Ailton Marques (1m), Kenneti Mendes (9m) e Walter Tavares (26m).

Após a quinta e última jornada do Grupo A de qualificação para o Mundial de Basquetebol de 2023, a seleção sénior masculina de Cabo Verde passa a somar três triunfos e duas derrotas já que na primeira fase de qualificação disputada em Benguela, Angola, em Novembro de 2021, a equipa nacional tinha averbado uma vitória (79-71 frente à Nigéria) e duas derrotas, uma frente à Uganda (77-74) e outra frente ao Mali (58-64)..

Cabo Verde avança assim para a próxima fase de qualificação para o Mundial de Basquetebol de 2023 que terá lugar nas Filipinas

PUB

PUB

PUB

To Top