PUB

Economia

Banco Mundial disponível para apoiar transformação de Cabo Verde a longo prazo

Axel Van Trotsenburg e Ulisses Correia e Silva

O director das Operações do Banco Mundial (BM), Axel Van Trotsenburg, manifestou esta, Segunda-feira, na Cidade da Praia, que esta instituição financeira está disponível para trabalhar com Cabo Verde um plano estratégico de longo prazo.

“Nós podemos ver como podemos trabalhar conjuntamente num plano estratégico para que possamos ver como podemos ajudar o vosso Governo na transformação do país para o melhor futuro”, disse Axel Van Trotsenburg, após um encontro com o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, mantido no quadro da visita que realiza a Cabo Verde.

No que diz respeito à possibilidade de Cabo Verde vir a ter acesso a novos financiamentos para fazer face às crises, Axel Van Trotsenburg disse que esse assunto foi analisado com o Governo e vai ser levado em consideração, podendo haver janelas para realocações de financiamentos adicionais.

Axel Van Trotsenburg disse que quer ser parte de um diálogo de longo prazo para que os sistemas de saúde sejam sustentáveis e estar ao lado do país criando as condições para que o arquipélago possa ultrapassar as múltiplas crises.

Cabo Verde líder no combate à pandemia

O director das Operações do Banco Mundial elogiou o trabalho que Cabo verde desenvolveu no combate à pandemia da covid-19, considerando que não só tomou decisões de forma rápida como também as implementou com sucesso.

“É impressionante ver como as vossas campanhas de vacinação desenvolveram-se. O país alcançou uma taxa de vacinação acima dos 80%. Isto é impressionante mesmo comparado com outros países porque nem todos conseguiram e eu gostaria de congratular-se porque é um trabalho duro que é importante”, disse.

Axel Van Trotsenburg recordou que nos últimos anos, o Banco Mundial vem implementando com Cabo Verde um dos maiores programas alguma vez levado a cabo.

“Nunca na história entre o Banco Mundial e Cabo Verde conseguimos desenvolver e implementar um programa tão ambicioso. Portanto, nos últimos dois anos, nós tivemos um compromisso de 190 milhões dólares e isto é muito acima de qualquer portfólio que nós tivemos no passado”, sustentou.

UCS destaca “elevado contributo” do BM no combate à covid-19

O Primeiro-Ministro, Ulisses Correia e Silva, fez questão de realçar que aproveitou o encontro com o director das Operações do Banco Mundial para reconhecer o “elevado contributo” que esta instituição tem dado ao processo de desenvolvimento de Cabo Verde, particularmente o apoio durante a fase do início do combate da pandemia de covid-19.

“Uma resposta rápida e incisiva nos propósitos que nós tínhamos em execução: salvar vidas, proteger a saúde e proteger as empresas, o emprego e rendimento. E o Banco Mundial teve o papel importante nessa fase de combate à covid. Nós gostaríamos de continuar com essa boa parceria com o Banco Mundial”, disse UCS.

C/Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top