PUB

Sociedade

OMCV lança projecto de empoderamento das mulheres e meninas

A Organização das Mulheres de Cabo Verde (OMCV) vai lançar, na segunda-feira, 18, o projecto “Empoderamento das Mulheres e Meninas em Cabo Verde: O caminho para o Desenvolvimento”, tendo em vista a eliminação das desigualdades de género. O mesmo é financiado pelo Governo norte-americnao, no montante de 50 mil dólares.

O projecto, financiado pelo governo dos Estados Unidos da América, no valor de 50 mil dólares, durante dois anos, tem por objectivo contribuir para o empoderamento das raparigas e mulheres cabo-verdianas e a eliminação das desigualdades de género, através do reforço da autonomia económica e física.

Com esta iniciativa, a primeira e maior organização de mulheres do país espera ver um aumento mensurável na conscientização sobre os desafios restantes nas áreas de violência de género.

Progressos

Ainda, segundo a OMCV, espera-se uma identificação clara de lacunas na abordagem atual, para promover a economia das mulheres, em particular para pequenas empresas informais lideradas por mulheres, trabalhadoras domésticas e mulheres rurais.

A organização frisa que Cabo Verde fez progressos significativos na promoção da igualdade de género, ao longo dos 45 anos como nação.

“O país dispõe de um quadro jurídico e político favorável à promoção dos direitos das mulheres e da igualdade de género, investiu na produção e divulgação de estatísticas sensíveis ao gênero, o que permitiu a formulação de políticas de género baseadas em evidências e o acompanhamento dos compromissos nacionais e internacionais de gênero do país”, elencou.

Desafios

Entretanto, apesar deste ganhos, considera que “as evidências demonstraram que uma grande proporção de mulheres e raparigas cabo-verdianas carece de autonomia económica e física”, facto que “compromete a sua capacidade de ser um ator empoderado e ativo no processo de desenvolvimento do país”.

O financiamento para o projecto foi conseguido através de Aviso de Oportunidade de Financiamento (NOFO), lançado pelo governo norte-americano, em 2021, sobre o Empoderamento das Mulheres em Cabo Verde.

PUB

PUB

PUB

To Top