PUB

Mundo

Para Exportação de Cereais: Turquia abre Centro de monitorização no Mar Negro

A Turquia abriu, em Istambual (a Cidade-Capital) – conta pt.euronews.com -, o Centro de Coordenação para monitorizar os corredores seguros no Mar Negro, que visam a exportação dos 25 milhões de toneladas de Cereais, que estão presos nos Portos da Ucrânia.

A abertura do Centro, quarta-feira, 27, ocorre depois da assinatura dos acordos entre a ONU (Organização das Nações Unidas) e os Governos da Ucrânia e da Rússia, na sexta-feira, 22.

O ministro Turco da Defesa, Hulusi Akar, referiu que “o dever deste Centro é permitir o Transporte Marítimo seguro de Cereais e produtos alimentares similares, exportados dos Portos Ucranianos de Odessa, Chernomorsk e Yuzhny”.

Os três Portos Ucranianos retomaram as operações, esta quarta-feira.

Por seu lado, a Rússia afirmou que vai fazer uma avaliação dos Acordos, assinados na semana passada, mas pede esforços construtivos à Comunidade Internacional.

“Estamos empenhados nas nossas obrigações e empenhados na implementação efectiva dos Acordos de Istambul. No entanto, os esforços construtivos de outros Países são de grande importância, incluindo a assistência honesta da ONU e a abordagem conscienciosa da Comunidade Internacional, principalmente, dos Países Ocidentais”, vincou o porta-voz do Ministério Russo dos Negócios Estrangeiros, Ivan Nechaev.

Após um encontro com o homólogo Espanhol em Varsóvia (a Capital da Polónia), o Primeiro-Ministro Mateusz Morawiecki ,garantiu que a Polóniavai ajudar na Exportação dos Cereais Ucranianos.

“Estamos prontos a ajudar nas Exportações de Cereais Ucranianos, uma vez que a falta das Exportações pode levar a um enorme défice de acesso aos Cereais, ao Trigo, no Norte de África e no Médio Oriente”, disse.

Entretanto, o Exército de Kiev destruiu, parcialmente, uma ponte estratégica na Região Sul de Kherson, ocupada pela Rússia. 

Entretanto, o Exército de Moscovo continua a tentar blindar os territórios ocupados no Sul da Ucrânia, enquanto prossegue com os ataques na direcção de Bakhmut, um bastião fundamental para o controlo da parte da Região de Donetsk, que permanece nas mãos ucranianas.

PUB

PUB

PUB

To Top