PUB

Mundo

Guerra na Europa: Mais três navios com cereais já deixaram Portos da Ucrânia 

Imagem: Multi News - Sapo

As Autoridades Ucranianas comunicaram,esta sexta-feira, 5, a partida do Porto de Chornomorsk, na Região de Odessa, de três navios com mais de 58 mil toneladas de cereais, com destino à Turquia, Reino Unido e Irlanda.

O primeiro anúncio tinha sido feito pelo ministro da Defesa Turco, Hulusi Akar – de acordo com o portal pt.eurionews.com -, que revelou, também, que um navio vazio deverá rumar à Ucrânia, depois de ser devidamente inspeccionado, em Istambul. 

O governante Turco adiantou, ainda, que manteve conversações com os ministros ucranianos da Defesa e das Infra-Estruturas sobre as Exportações de Cereais.

Na quinta-feira, 4, o secretário-geral da Organização das Nações unidas (ONU), o português António Guterres, reconheceu que os Acordos de Istambul ajudaram a Estabilizar os Mercados.

António Guterres explicou que “as Negociações que levaram aos Acordos alcançados em Istambul (a Cidade-Capital da turquia), no mês passado, tiveram um impacto progressivo nos Mercados Globais, reduzindo os preços dos Alimentos e Fertilizantes, próximos dos níveis em que estavam antes da Guerra” (a 24 de Fevereiro passado), níveis que já eram substancialmente altos.

Entretanto, o primeiro Barco, o “Razoni” segue em direcção ao Líbano, onde deve chegar no próximo domingo de manhã. 

Na quarta-feira, 3, uma Equipa de Inspecção Civil-Conjunta passou três horas a verificar a carga e a tripulação do “Razoni”, navio com Bandeira da Serra Leoa, que deixou Odessa na segunda-feira, 1, com Milho Ucraniano.

Suporte 

A Rússia e a Ucrânia assinaram Acordos Separados com a Turquia e as Nações Unidas, de forma a permitir que a Ucrânia conseguisse exportar 22 milhões de toneladas de Cereais e outros Produtos Agrícolas, que ficaram retidos nos Portos do Mar Negro, devido à Invasão da Rússia.

Nestes acordos ficou, também, estabelecido que a Rússia possa exportar Cereais e Fertilizantes.

PUB

PUB

PUB

To Top