PUB

Política

Autorizado aval de 220 mil contos para obras do Largo de Santa Isabel em Sal Rei

O Governo de Cabo Verde já autorizou um aval à Sociedade de Desenvolvimento Turístico de Boa Vista e Maio (SDTIBM), no valor de 220 mil contos, para a conclusão das obras de requalificação do Largo de Santa Isabel, na cidade de Sal Rei. A informação, partilhada pela autarquia local, saiu de um encontro entre o ministro das Finanças, Olavo Correia, o ministro do Turismo, Carlos Santos, a Câmara de Turismo e o edil boavistense.

A visita do Governo, segundo a Câmara Municipal da Boa Vista, visa aprimorar o quadro de relacionamento com o município e acelerar os projetos em carteira, nomeadamente a requalificação do Largo de Santa Isabel.

No âmbito do encontro, avançou, o titular da pasta do turismo, Carlos Santos, avançou que o Governo já autorizou um aval à SDTIBM, no valor de duzentos e vinte milhões de escudos (220.000.000$00) que permitirá concluir, no prazo contratualizado, as obras de requalificação do Largo de Santa Isabel, na cidade de Sal-Rei.

O edil, Cláudio Mendonça, realçou que esse aval veio em boa altura, uma vez que é a Câmara Municipal da Boa Vista quem tem “aguentado” o financiamento das obras até este momento, “sufocando a tesouraria municipal e evitando que o empreiteiro abandonasse as obras”.

Cláudio Mendonça mostrou-se igualmente preocupado com a não transferência do Fundo do Turismo para Boa Vista, realçando que há trabalhos feitos e suportados pela edilidade, como a ligação de energia e água no Bairro de Boa Esperança, cujo montante, segundo o mesmo, não foi reembolsado.

Destacou, ainda, o fraco investimento público na ilha, concretamente a requalificação da orla marítima da cidade de Sal Rei, redes de esgotos, meios de recolha e tratamento de resíduos sólidos, projetos de proteção ambiental, saúde, educação e formação profissional, entre outros pontos.

O edil garantiu, por outro lado, que a autarquia que dirige está aberta à promoção de uma boa relação de parceria e cooperação com o Governo, considerando fundamental uma maior articulação entre o poder local e o poder central.

O ministro do Turismo, por seu lado, reconheceu que, enquanto ilha turística, a Boa Vista está a ganhar espaço como uma das ilhas com grande importância no sector, ficando o compromisso, da parte do Governo, de colocar a ilha na centralidade do processo de desenvolvimento de Cabo Verde.

“Temos alguns projectos anunciados que convém voltar a trazer aqui para se esteja ciente de que a ilha absorveu o seu quinhão neste programa”, indicou Carlos Santos, relembrando que os trabalhos anteriores de identificação de projectos a serem financiados no âmbito do Programa Operacional do Turismo (POT) foram feitos em conjunto com as câmaras municipais, de acordo com as potencialidades de cada ilha.

O POT conta com um financiamento de 200 milhões de euros, nos próximos cinco anos, para todas as ilhas e municípios.

Segundo a tutela, já foram mobilizados cerca de 80 milhões de euros, com financiamento de várias fontes, entre as quais o Fundo do Turismo, (50 milhões), e o Banco Mundial (30 milhões).

PUB

PUB

PUB

To Top