PUB

Mundo

México: PR garante que há “condições” para entrar na mina com 10 trabalhadores presos

Acidente ocorreu no dia 3 de Agosto, quando desabou uma parede de uma Mina inundada e abandonada.  Entretanto, as Autoridades, com o Presidente da República (PR) à cabeça, asseguram que há “condições” para entrar na Mina, onde estão dez trabalhadores presos.

As Autoridades do México, incluindo o PR,  Andrés Manuel López Obrador – aponta r7.com-,  garantiram, sexta-feira, 12, que há “condições” para entrar na Mina, no Norte daquele País da América do Norte, onde dez trabalhadores estão presos, há nove dias, por uma inundação.

“Temos todas as condições para descer […] para busca e salvamento” dos mineiros, disse a coordenadora Nacional da Protecção Civil, Laura Velázquez, durante a entrevista matinal, do Presidente Andrés Manuel López Obrador.

Velázquez explicou que a Operação será possível, graças à “extracção de 97 por cento da água” que inundou a Mina de Carvão da Cidade de Agujita (no Estado de Coahuila, no Norte).

“Os recursos necessários estão prontos para iniciar os esforços de busca e resgate”, garantiu.

O nível da água está a 70 centímetros em um dos três poços por onde será feita uma tentativa de entrada, em comparação com os 30 metros no dia seguinte ao do acidente – explicou na mesma Entrevista, o secretário da Defesa Nacional, Luis Cresencio Sandoval.

Nos outros dois poços, o nível é de 3,9 metros e 4,7 metros, acrescentou o Comando Militar.

O nível que as autoridades consideram ideal para acesso é de 1,5 metro.

“Vamos continuar bombeando, mesmo assim; o bombeamento não vai parar. Algumas bombas vão ser substituídas [por outras menores]. É um processo lento, mas não queremos correr riscos”, disse a coordenadora da Protecção Civil.

Histórico 

O Acidente ocorreu no dia 3 de Agosto, quando desabou uma parede de uma Mina inundada e abandonada, causando a inundação do poço onde 15 mineiros trabalhavam. Cinco deles conseguiram escapar.

Desde então, não houve sinais de vida dos dez trabalhadores restantes, cujo resgate envolve várias centenas de pessoas, incluindo soldados, funcionários da Protecção Civil e mineiros voluntários.

PUB

PUB

PUB

To Top