PUB

Sal

Pedra de Lume em festa  por Nossa Senhora de Piedade

O programa em homenagem à Nossa Senhora da Piedade, padroeira de Pedra de Lume, ilha do Sal, promovido pelo clube Verdum, arrancou na sexta-feira, 12, contemplando a comunidade com actividades a nível cultural, desportivo e recreativo. A festa vai até esta segunda-feira.

Uma tertúlia sobre “Festas de Nossa Senhora da Piedade, suas origens, as lembranças do passado”, seguida da exibição de um documentário sobre a localidade piscatória, em 1953, entre actividade musical e matiné dançante, deram o pontapé de saída das actividades em homenagem à santa.

Esta festa, de caráter religioso, mas com uma forte vertente profana, sendo o ponto alto o Festival de Pedra de Lume, que este ano acontece nos dias 26 e 27, abriu, este sábado, exposições de fotos antigas de Pedra Lume, artefatos usados antigamente, painéis alusivos a “Pedra de Lume… Sua História… Sua Gente”, entre biografias de Vavá Lobo (O comandante de aviões), de Djô Pedra Lume (O atleta nato) e de Désiré Bonnafoux (O engenheiro de causas).

A programação das festividades em homenagem à santa contemplou ainda torneio de bisca, futsal velha guarda, futsal feminino e masculino e uma actividade musical.

Para hoje, domingo, acontece a corrida de resistência, velocidade, provas de saltos em altura e comprimento, regata de bote, prova de natação, finais dos torneios de futsal, jogo de ringue e rabecada.

Na segunda-feira, 15, é reservada a habitual missa e procissão, seguida do tradicional almoço, onde se vai servir cachupa, continuando-se até à tarde com a final do torneio bisca e entrega de troféus.

Dia do município

A população do Sal vai ter ainda festa rija no quadro das festividades do Dia do Município, assinalado a 15 de Setembro, em celebração à Nossa Senhora das Dores, sendo o Festival da Praia de Santa Maria, a acontecer nos dias 16 e 17, o apogeu dessas festividades.

O festival, que vai na sua 30ª edição, mantém o mesmo formato, isto é, recinto fechado devendo as pessoas contribuir com mil escudos, preço do bilhete, para as duas noites de espectáculo musical.

C/ Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top