PUB

Mundo

Alterações Climáticas: Futuro dos Oceanos discutido em Nova Iorque

A Mensagem é clara: precisamos de um Tratado de Protecção ao Alto-Mar já. A “Greenpeace” deixou o recado sob a Ponte de Brooklyn e os destinatários são os delegados das Nações Unidas,que se juntaram em Nova Iorque, para tentar chegar a um Acordo que proteja os Oceanos. A Quinta e decisiva Ronda de Negociações tem lugar em Nova Iorque, até dia 26 de Agosto.

Após quatro rondas de negociações, e dois anos de atraso provocados pela Pandemia – reporta pt.euronews.com -, a ONU (Organização das Nações unidas) considera que não podemos esperar mais. Para Miguel de Serpa Soares, sub-Secretário-Geral da ONU para os Assuntos Jurídicos, “o terrível Estado do Oceano significa que é momento de agir, agora, e que a melhor forma de mostrar a nossa determinação é finalizar um Acordo que assegure a Conservação e o Uso Sustentável da Diversidade Biológica Marinha em Alto-Mar”. 

A determinação da ONU, ilustrada pelas palavras do Secretário-Geral da ONU, o português António Guterres, na Conferência de Lisboa, ao declarar um “Estado de Emergência Oceânico”, é partilhada pela União Europeia e contrasta com a Oposição de países como a Rússia, Japão ou Islândia, que pretendem deixar os Direitos Piscatórios fora deste Acordo.

O Alto-Mar, além das Zonas Económicas Exclusivas de cada País, representa dois terços dos Oceanos, mas só um por cento está protegido por Lei.

John Hocevar, activista da “Greenpeace”, considera que é importante chegar a Acordo, mas sublinha que o verdadeiro desafio começa depois. 

“Assim que adoptarmos um Tratado de Protecção ao Alto-Mar, podemos trabalhar para a sua implementação. É essa a grande luta. Assegurar que criamos uma Rede de Santuários Marinhos, capaz de restaurar as Populações Ameaçadas, proteger a Biodiversidade e dar aos nossos Oceanos uma Hipótese de sobreviver a Ameaças como as Alterações Climáticas, a Poluição Plástica e a Pesca”, argumenta o activista da “Greenpeace”.  

O interesse é de todos, mas serão outros interesses a ditar o Futuro do Tratado de Proteção ao Alto-Mar. A Quinta e decisiva Ronda de Negociações tem lugar em Nova Iorque, até dia 26 de Agosto.

PUB

PUB

PUB

To Top