PUB

Mundo

Combate à Fome: EUA compram Trigo Ucraniano para doar a Países Pobres

A Agência dos Estados Unidos da América (EUA) para o Desenvolvimento Internacional (USAID) anunciou a compra de Trigo Ucraniano, no valor de dezenas de milhões de Dólares, para o Programa da ONU (Organização das Nações Unidas) de combate à Fome nos Países Pobres.

 Em Comunicado – a que o jn.pt teve acesso -, a administradora da USAID, Samantha Power, explicou que as 150 mil toneladas de Trigo, que correspondem a 68 milhões de Dólares (aproximadamente, 66,8 milhões de Euros), serão compradas e enviadas para Países que sofrem de “Fome Severa e Sub-Nutrição”, no Corno de África, uma Área afectada por uma Seca Histórica.

Samantha Power também disse que, embora este seja um passo na direcção certa, “muito mais é necessário” para ajudar o Mundo a recuperar da “Devastação Global, causada pela Guerra Brutal do Presidente Russo, Vladimir Putin”.

Os Cereais serão entregues aos Países Necessitados, através do Programa Alimentar Mundial (PAM) da ONU.

O secretário de Estado Norte-Americano, Anthony Blinken,  aproveitou a oportunidade para apelar a todos os Países, em todo o Mundo, para aumentarem a Ajuda Humanitária e ao Desenvolvimento, bem como para apoiarem os Esforços de Segurança Alimentar e aliviarem as Restrições Comerciais.

“Trabalhando juntos, podemos garantir a Segurança Alimentar Global”, disse Anthony Blinken.

Guterres em Missão…

O Secretário-Geral (SG) das Nações Unidas, o português António Guterres, é esperado, esta semana, na Ucrânia, para uma Reunião Trilateral com o Presidente, Volodymir Zelensky, e o Presidente Turco, Recep Tayyip Erdogan.

O encontro terá lugar, esta quinta-feira, 18, na Cidade de Lviv.

No dia seguinte, Guterres visitará Odessa e o seu Porto, que está a ser utilizado para a Exportação de Cereais Ucranianos, ao abrigo de um Acordo promovido pela própria ONU e pela Turquia.

Posteriormente, o SGda ONU deslocar-se-á a Istambual (a Capital da Turquia), para visitar o Centro Conjunto de Coordenação, que supervisiona o cumprimento do Pacto, explicou o seu porta-voz, Stéphane Dujarric.

Segundo Dujarric, Guterres viajará para a Ucrânia a Convite de Kiev e espera-se que parte da Reunião Trilateral com Zelensky e Erdogan se concentre na Revisão do Funcionamento da Iniciativa que permitiu o Desbloqueio das Exportações de Cereais, através do Mar Negro.

Além disso, o SG da ONU planeia realizar uma Reunião Bilateral com o Presidente Ucraniano, na qual se espera que discuta o Estado Geral do Conflito, a necessidade de uma Solução Política e outras questões, tais como a situação em Zaporijia e as tentativas de destacar uma Missão de Peritos Internacionais para avaliar a Central Nuclear no terreno.

Guterres tinha viajado para a Ucrânia em Abril, como parte de uma Digressão que, também, passou pela Turquia e Rússia e organizou a Retirada de Civis de Mariupol, que teve lugar alguns dias mais tarde, com o apoio da ONU.

A viagem também ajudou a forjar o Acordo para a Exportação de Cereais, que levou meses a concretizar-se.

PUB

PUB

PUB

To Top