PUB

Brava

Bravenses saem à rua exigindo dignidade e respeito

A população bravense saiu às ruas de Nova Sintra, nesta quarta-feira, numa manifestação sob lema “Basta – Brava também é cabu verdi” para “clamar e exigir” melhores condições, dignidade e mais respeito para com a população. Lamentou-se a ausência de poderes locais.

Esta manifestação, conforme explicou à imprensa um dos promotores, Carlos Martins, teve o principal objectivo de demonstrar “o descontentamento e a insatisfação” do povo bravense diante dos diversos problemas que têm vindo a enfrentar nos diversos sectores.

Segundo a mesma fonte, citada pela Inforpress, a participação “superou” as expectativas da organização, tendo em conta que é um dia de semana e foi realizado no horário de serviço.

Adesão

Conforme sublinhou, contaram com a participação de pessoas de todas as localidades da Brava, destacando o empenho dos membros da organização, que trabalharam e fizeram questão de envolver pessoas activas de todas as comunidades.

Os mesmos não pouparam esforços para conseguir transporte, permitindo assim a deslocação de todos os que desejassem participar na manifestação

Ausência de poderes locais

Entretanto, Carlos Martins lamentou a ausência dos poderes locais e das entidades na ilha, enfatizando que “este era o momento ideal para darem a cara e demonstrarem que se encontram do lado do povo”, mas isto não aconteceu.

Facto esse que deixou os organizadores e participantes um pouco “desapontados e desconsolados”, no que tange ao apoio para fazer “pressão” ao Governo central face às questões bravenses.

Caso Djonny

Esta manifestação foi organizada em decorrência da morte do jovem Djonny, no passado dia 01, que, segundo este membro da organização, veio mais uma vez “colocar a nu” os problemas da ilha, principalmente a nível das condições de saúde e de transporte.

Daí, reforçou, os bravenses queriam e saíram às ruas para relembrar ao Governo que a ilha existe, ela é povoada e, sendo assim, “merece um tratamento diferente e digno”.

“Levantamos a voz e gritamos para pedir melhores condições de saúde, de transporte e de tudo que o ser humano necessita para viver com dignidade e segurança”, concretizou o porta-voz.

Maior segurança

Essa fonte acrescentou que os bravenses necessitam de um barco no porto da Furna, para “uma maior segurança”, e também “melhores equipamentos” de saúde.

Os manifestantes, trajados com t-shirt brancas ou pretas, exibiram cartazes com frases diversas: “Brava també é cabu verdi”, “chega de falsas promessas”, “morte de Djonny grita mas justiça”, “nu kre más dignidade”, “47 anos di abandono”, “nu merece midjor evacuason di doentis”.

Assim, percorreram algumas ruas de Nova Sintra, com paragem, depois, à frente da Câmara Municipal da Brava e da Delegacia de Saúde, demonstrando o “descontentamento” para com a situação vivida na ilha.

Recorde-se que no mês de Março de 2019 já tinha sido realizada uma manifestação semelhante, também reivindicando melhores condições de saúde e transporte, na altura a vítima tinha sido uma parturiente.

C/ Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top