PUB

Mundo

Guerra na Europa: SG da ONU está na Ucrânia para reunir com Zelensky e Erdogan

O Secretário-Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), o português António Guterres, está na Ucrânia, e, esta quinta-feiura, 18, encontra-se com o Presidente da Ucrânia e da Turquia.

A visita de António Guterres – reporta o portal jn.pt -, acontece depois do Acordo alcançado no mês passado, que permitiu retomar as Exportações de Cereais, depois da Invasão da Rússia ter bloqueado o Abastecimento Global destes Produtos.

A Reunião também ocorre um dia depois de o SG da ONU ter dito que era “urgente” que as Entidades que controlam as Actividades Nucleares pudessem inspeccionar a Central de Zaporizhzhia, cuja ocupação pelas Forças de Moscovo tem suscitado preocupações sobre um possível Acidente Nuclear.

Um porta-voz de Guterres afirmou que o Chefe da ONU, o Presidente Ucraniano, Volodymyr Zelensky, e o Presidente Turco, Recep Tayyip Erdogan, discutirão o Acordo de Cereais, bem como “a necessidade de uma Solução Política para este Conflito”.

Acrescentou, ainda, que “não tinha dúvidas de que a Questão da Central Nuclear” seria levantada. Zelensky avançou que “trabalhariam para obter os resultados necessários para a Ucrânia”.

Agenda…

Guterres deve viajar, nesta sexta-feira, 19, para Odessa, um dos três Portos envolvidos no Acordo de Exportação de Cereais, fechado em Julho, sob a Égide da ONU, com a Mediação de Ancara.

Depois, seguirá para a Turquia para visitar o Centro de Coordenação-Conjunta, Órgão encarregado de Super-Visionar o Acordo dos Cereais.

Segunda dados da ONU, na primeira quinzena de Agosto foram autorizados 21 cargueiros a navegar sob o Acordo, transportando mais de 563 mil toneladas de Produtos Agrícolas, incluindo mais de 451 mil toneladas de Milho.

O Primeiro Carregamento de Ajuda Alimentar da ONU para a África, chegou ao Estreito de Bósforo, na quarta-feira, 17, carregando 23 mil toneladas de Trigo.

PUB

PUB

PUB

To Top