PUB

Mundo

Três são Lusófonos: Papa Francisco cria  20 novos Cardeais

A Igreja Católica tem, desde a tarde de sábado, 27,  20 novos Cardeais. O Acto teve lugar no Vaticano, no começo do Oitavo Consistório do Pontificado do Papa Francisco. Três dos novos Purpurados são Lusófonos.

Na tarde deste sábado, 27 de Agosto – reporta vaticannews.va -, o Papa Francisco presidiu o Oitavo Consistório de seu Pontificado, criando 20 novos Cardeais, dos quais 16 têm menos de 80 anos, portanto, Eleitores num futuro Conclave, e quatro não-Eleitores, por terem ultrapassado o limite de idade.

Entre os Novos Cardeais, estão três Lusófonos, a saber: o Arcebispo de Timor Leste, Dom Virgílio do Carmo da Silva; o Arcebispo de Brasília, Dom Paulo Cezar Costa e o Arcebispo de Manaus, Dom Leonardo Steiner.

Na ocasião, também foi votada a Causa de Canonização de dois Beatos: João Batista Scalabrini, Bispo de Piacenza, fundador da Congregação dos Missionários de São Carlos e da Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo, mais conhecidos como Scalabrinianos, e Artêmides Zatti, leigo professo dos Salesianos.

A Celebração começou com o canto “Tu es Petrus” e o Agradecimento do primeiro Cardeal da lista, Dom Arthur Rocha, Prefeito da Congregação para o Culto Divino.

Em seguida, o Papa Pronunciou a Fórmula para a Criação dos Novos Purpurados, que juraram Fidelidade e Obediência ao Pontífice e seus Sucessores, “até o derramamento de sangue”.

Um a um, eles se aproximaram da Sede do Papa para receber os Símbolos do Cardinalato, de joelhos: Solidéu Vermelho, Barrete, Anel, a Bula com a Atribuição do Título/Diaconia.

Todos receberam o “Abraço da Paz” de Francisco, um gesto repetido, logo depois, pelo Cardeal Decano, o Primeiro dos Cardeais Presbíteros e o Primeiro dos Diáconos, representando todo o Colégio dos Cardeais.

Os Cardeais são os membros do Colégio Cardinalício, um Órgão Consultivo do Papa, que tem como função ajudá-lo na Governação da Igreja Católica.

Cabo Verde (só) tem um único Cardeal: Dom Arlindo Mendes Furtado, o primeiro na História do Catolicismo no Arquipélago.

PUB

PUB

PUB

To Top