PUB

Cultura

Catarina Furtado vai apresentar Gala CVMA no próximo dia 1 de Outubro

A conhecida apresentadora de televisão e activista portuguesa, Catarina Furtado vai apresentar a Gala dos CVMA 2022 no próximo dia 1 de Outubro, avançou hoje a organização.

“Todos os anos os Cabo Verde Music Awards procuram trazer personalidades do mundo a música e do espetáculo para apresentar o evento. Neste sentido, para a XI edição a organização desafiou Catarina Furtado a vir juntar-se à grande festa da música
caboverdiana. Catarina Furtado acedeu prontamente ao convite e será, por isso, a apresentadora da Gala CVMA 2022”, anunciou a organização em comunicado.

Para a organização é um “orgulho e fator de enorme satisfação” poder contar com uma das apresentadoras e comunicadoras de “maior destaque da atualidade” como “host” do evento. 

Catarina Furtado, que ainda no início do ano esteve em Cabo Verde a convite das Nações Unidas, é também uma personalidade reconhecida pelo seu posicionamento social e defesa de grandes causas. 

Daí, também, o propósito do convite que partiu da organização, tendo em conta que a causa social a que os CVMA se associam este ano é a Luta Contra a VBG e Luta Contra a Violência Sexual contra Meninas e Mulheres. Duas causas com as quais Catarina Furtado se identifica e nas quais tem trabalhado há largos anos. 

Perfil

Catarina Furtado, comunicadora: apresentadora, atriz, autora e documentarista. É embaixadora de Boa Vontade do Fundo das Naç̧es Unidas para a População (UNFPA) desde 2000, Fundadora e Presidente da Associação Corações Com Coroa desde 2012. 

Em 2005, foi condecorada Comendadora da Ordem de Mérito pelo Presidente da República Jorge Sampaio. Em 2010 foi convidada pelo Secretário-Geral das Naç̧es Unidas, Ban Ki-moon para participar como Oradora na Cimeira do Milénio em Nova Iorque enquanto “Campeã dos ODM” e na Abertura Oficial do Ano Internacional da Juventude. 

Em 2015 publica o livro “O Que Vejo e Não Esqueço”, um relato da sua vida enquanto cidadã e da experiência enquanto embaixadora de Boa Vontade do UNFPA. 

Ao longo destes anos tem sido inúmeras vezes convidada a participar enquanto palestrante em iniciativas de Advocacy, Educação para o Desenvolvimento, para a Cidadania e sobre o Estado da População Mundial no Parlamento, Escolas, Universidades, ONG’s, Associações e Empresas.

Tem feito muitas visitas de trabalho a países em desenvolvimento e participações em reuniões internacionais.

É co-autora de cinco séries documentais “Príncipes do Nada” na RTP e também de quatro documentários “Dar Vida sem Morrer” na Guiné Bissau. É autora do livro “ Adolescer é fácil #só que não”. Em 2021 completou 30 anos de carreira enquanto comunicadora e atriz, destacando-se na televisão, rádio e teatro, também.

PUB

PUB

PUB

To Top