PUB

Mundo

Morreu Mikhail Gorbachev. Ex-Líder da União Soviética tinha 91 anos  

Imagem: Sputnik Brasil

O antigo Presidente da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS)faleceu, terça-feira, 30, na Rússia, aos 91 anos, de doença prolongada.

Gorbatchev morreu –de acordo com o portal pt.euronews.com -, Hospital Central Clínico de Moscovo (na Capital da Rússia), onde o Político estava internado.

Mikhail Gorbachev, foi o último Presidente Soviético, forjou Acordos de Redução de Armas com os Estados Unidos da América (EUA) e Parcerias com Potências Ocidentais, para derrubar a “Cortina de Ferro” que tinha dividido a Europa, desde a Segunda Guerra Mundial.

Gorbachev era um dos principais críticos do actual Presidente da Rússia, Vladimir Putin.

Reacções 

Líderes Mundiais, prestam Homenagem a Mikhail Gorbachev, o último presidente da União Soviética. 

A Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, celebrou o Legado de Gorbachev, dizendo que era um “Líder de confiança e respeitado”, que “teve um papel crucial para acabar com a Guerra Fria e derrubar a ‘Cortina de Ferro’” e que “abriu o Caminho para uma Europa Livre”.

Por sua vez, o  Secretário-Geral das Nações Unidas, o português António Guterres, afirmou que “o Mundo perdeu um Líder Global Imponente, Multilateralista Comprometido e Defensor Incansável da Paz”.

Já o Primeiro-Ministro (demissionário) do Reino Unido, Boris Johnson, fez uma comparação entre Putin e Gorbachev, que foi pouco lisonjeira para Putin e expressou admiração pelo papel de Gorbachev no fim da Guerra Fria.

“Numa Época de Agressão de Putin na Ucrânia, o incansável empenho [de Gorbachev] em abrir a Sociedade Soviética permanece um exemplo para todos nós”, disse Boris Johnson.

Por seu lado, o Presidente Francês, Emmanuel Macron, escreveu que Gorbachev era “um Homem de Paz”, que “o seu Compromisso com a Paz na Europa mudou a nossa História Comum”.

O ministro da Economia da Austrália, Jim Chalmers, reagiu, dizendo que “quando o Mundo viu Conflito e Impasse, ele viu Paz e Possibilidade.” Tendo acrescentado, que “ele foi o Epítome da Coragem e da Visão e foi um lembrete de que é preciso mais coragem para acabar uma Guerra do que para começar uma.”

Em Portugal, o Presidente da Assembleia da República (Parlamento), Augusto Santos Silva, recordou Mikhail Gorbachev como “uma Figura Essencial para o Fim da Guerra Fria e para a Transição Democrática no Leste da Europa”.

PUB

PUB

PUB

To Top