PUB

Política

60 anos do município de Porto Novo: Aníbal Fonseca destaca desafios que persistem

O município do Porto Novo, Santo Antão, assinala hoje, 2 de Setembro, 60 anos de município. O presidente da Câmara, Aníbal Fonseca, pediu “muita confiança” aos munícipes no futuro do concelho, que está a “vencer os desafios”.

O presidente da Câmara Municipal do Porto Novo, Aníbal Fonseca, em mensagem alusiva ao Dia do Município, pediu “muita confiança” aos munícipes no futuro do concelho, que está a “vencer os desafios”.

“Estamos numa conjuntura desafiante relacionada com a seca, com a covid-19 e com a guerra, mas estamos a vencer os desafios. A mensagem que queremos transmitir aos porto-novenses é para terem confiança e terem boas iniciativas privadas para construirmos um município de futuro, que será uma grande centralidade”, notou este autarca.

Água/saneamento e economia local

Para Aníbal Fonseca, Porto Novo enfrenta ainda “muitos desafios”, desde logo, no domínio da requalificação urbana, mas também a nível do abastecimento de água e do saneamento, garantindo, porém, que projectos estão a ser implementados com vista à resolução dos problemas.

“Temos o desafio maior, que é o da economia local. Para termos um município saudável, sustentável e atractiva é preciso que as pessoas tenham as suas fontes próprias de rendimentos. Nós queremos criar as condições para que os privados possam investir aqui no Porto Novo em vários domínios: turismo, pesca, pecuária, agricultura”, precisou o presidente da câmara municipal.

Segundo dados do INE, Porto Novo tem 16052 habitantes, 90,7% tem acesso à eletricidade, 78,1% tem acesso à amigo canalizada da rede pública, 10,3% usa chafarizes, 22% usa lenha para cozinhar, 75,4% dispõe de alojamentos com casa de banho.

Programa 

Para marcar os 60 anos deste concelho, a Câmara Municipal do Porto Novo criou um selo comemorativo e realizou vários eventos, além do lançamento e inauguração de alguns projectos ligados, designadamente, à requalificação urbana e ao abastecimento de água.

A 02 de Setembro de 1962, através do diploma legislativo ministerial, publicado no Boletim Oficial de Cabo Verde número 35, era extinto o então posto administrativo do Porto Novo, que integrava o município do Paul, e criado o concelho da terceira classe do Porto Novo, integrando as freguesias de São João Baptista e Santo André.

PUB

PUB

PUB

To Top