PUB

Economia

Cabo Verde tem mais cartões de telemóvel activos do que população 

Em Junho deste ano havia um total de 599.525 cartões de telemóveis ativos no mercado móvel em Cabo Verde, o que representa um aumento de 5,5% em relação ao primeiro trimestre de 2022. Os dados constam do relatório de Indicadores Estatísticos do Mercado das Comunicações Eletrónicas, hoje divulgado pela Agência Reguladora Multissetorial da Economia (ARME) e que diz respeito ao 2º trimestre deste ano. O mercado é dominado pela CV Móvel com 69% da quota do número total de cartões SIM activos no país.

O relatório de Indicadores Estatísticos do Mercado das Comunicações Eletrónicas em Cabo Verde relativo ao 2º Trimestre de 2022, cujas informações foram recolhidas junto das operadoras existentes no país, traz dados referentes à taxa de penetração dos serviços de telefonia móvel e fixa, do serviço de internet e da televisão por assinatura, à evolução de tráfego de voz, de SMS e de internet e à quota de mercado, na óptica dos mercados retalhistas.

Serviço de Telefonia Fixa

No que toca ao telefone fixo, no final do mês de junho este serviço contava com 55.862 assinantes, correspondendo a umataxa de penetração de 10 acessos por 100 habitantes. Segundo o relatório em apreço, isto representa um aumento de 3% em relação ao primeiro trimestre de 2022. Já comparativamente ao segundo trimestre de 2021, nota-se um aumento de 4%.

Se atentarmos para a quota de mercado dos assinantes de telefone fixo, no final do 2º trimestre deste ano, os dados mostram  que a CVMultimédia detém 51,9%, a CVTelecom 47,9% e a Unitel T+ 0,2%.

No que concerne ao tráfego de voz, no 2º trimestre de 2022 foram gerados cerca de 4,9 milhões de minutos na rede fixa, correspondendo a uma diminuição de 27% em relação ao primeiro trimestre de 2022. 

Já quando comparado com o período homólogo do ano passado, o relatório constata que se nota um decréscimo de 24% no total de tráfego de voz, devido a uma diminuição do tráfego nacional de voz e de internacional de entrada, em 26% e 31%, respectivamente.Serviços nas Redes Móveis

Relativamente ao serviço de Redes Móveis, o número total de cartões de telemóveis activos no mercado móvel em Cabo Verde, em junho de 2022, foi de 599.525, o que representa um aumento de 5,5% em relação ao primeiro trimestre de 2022.

Mas, quando comparado com o período homólogo de 2021, regista-se um aumento de 6%, pelo que a taxa de penetração neste período foi de 105 por cento. 

Neste aspecto, a CVMóvel domina a quota de mercado com 69% do total de cartões SIM ativos, no mercado móvel em Cabo Verde.

O relatório mostra ainda que o número de cartões SIM dedicados exclusivamente às conexões à internet móvel, no período em apreço foi de 30.185, o que representa 5% do número total de cartões para o telemóvel. 

Assim, conforme os dados do relatório em questão, verifica-se uma diminuição de 6% em relação ao trimestre anterior e de 15% em relação ao período homólogo do ano passado.

Serviço de Acesso à Internet

No que respeita ao serviço de internet, no segundo trimestre de 2022, o número total de assinaturas do serviço de acesso à internet era de 466.279, do qual 87% diz respeito à Banda Larga Móvel Small Screen. “Este número, deve-se ao fato da diversidade de tipos de planos oferecidos pelo mesmo”, esclarece o documento.

O relatório mostra também que o número de assinaturas do Serviço de Acesso à Internet aumentou em cerca de 5,5% no segundo trimestre de 2022, em relação ao primeiro trimestre de 2022. 

Mas, quando comparado com o período homólogo do ano passado verifica-se um aumento de 8%.

CVMóvel domina 

Assim, a taxa de penetração do Serviço de Acesso à Internet Serviço situava-se em torno dos 82 acessos por 100 habitantes, no final do segundo trimestre de 2022, o que representa uma variação de 4,28 pontos percentuais (p.p) e 5,28 p.p. em relação ao primeiro trimestre de 2022 e segundo trimestre de 2021, respectivamente.Por mim, o relatório concluiu que, no que diz respeito às quotas de mercado por assinaturas de serviço de acesso àinternet, a CVMóvel detém a mais elevada, representando 62,8%, seguida da Unitel T+ com 31,3% e da CVMultimédia, com 5,8%.

PUB

PUB

PUB

To Top