PUB

Desporto

Boxe: Atletas cabo-verdianos sem verbas para ir ao Campeonato de África 

David Pina e Nancy e Nancy Moreira, dois atletas cabo-verdianos de boxe, com vários títulos internacionais conquistados na modalidade, recorreram às redes sociais para denunciar que a quatro dias do início do Campeonato de África de Boxe, foram informados pela Federação que não há verbas para poderem ir competir, no evento que decorre em Moçambique. Ao que consta, o Instituto do Desporto e Juventude (IDJ) não disponibilizou verbas para o efeito. 

“Olá pessoal, sou David Pina atleta Olímpico de boxe Tokyo 2020, campeão de África zona II 2019 e entre outros títulos adquiridos ao longo desses onze anos de boxe. É com muita tristeza que venho comunicar o meu descontentamento ao ver-me, juntamente com os meus colegas a passar pela lamentável situação em que nos encontramos agora, falta de condições financeiras para participarmos no Campeonato Áfricano de Boxe em Moçambique”, lamenta o atleta num post partilhado na sua página de Facebook.

O mesmo lembra que faltam quatro dias para o Campeonato de África e que ainda não têm nenhuma “resposta da parte dos responsáveis pelo desporto do nosso país”, referindo-se o IDJ.

“É uma vergonha ver o boxe, uma modalidade que sempre trouxe resultados para Cabo Verde a ser esquecido de tal forma que os atletas têm de custear a própria viagem para representar as cores da nossa bandeira”, lamentou David Pina. 

Não é a primeira vez

O atleta lembra que não é a primeira vez que isto acontece. ” (…) ainda que em outubro de 2021 não pude participar no Campeonato do Mundo masculino pelo mesmo motivo. De tanto bater a porta do IDJ e não ser correspondido me faz pensar, qual o futuro do desporto de Cabo Verde, até parece que não queremos ser campeões de África ou do Mundo”, questiona o atleta.

David Pina afirma ainda que, independentemente se lhe apoiarem, ou não, continuará a fazer o que sempre fez: “(…) treinar e vencer pelo meu país”.  “Quando é que vamos ser os melhores se nem temos meios para nos deslocar e competir?”, lamenta.

Nancy apela à solidariedade

Também Nancy Moreira, atleta da seleção de boxe de Cabo Verde, se manifestou contra a falta de meios financeiros para poder participar na competição.

“A uma semana do torneio foi-me informado que não tinham verbas para suportar a viagem. Representar Cabo Verde é um orgulho para mim, mas infelizmente não consigo suportar os torneios dessa magnitude. O meu objetivo é ser Campeã de África por isso venho recorrer a vossa ajuda financeira para conseguir esse feito, pouco ou muito, juntos conseguiremos, serei imensamente agradecida. É lamentável estar nessa situação”, escreveu a atleta, que disponibilizou inclusive um número de conta bancária na sua página da rede social, para receber donativos. 

Nancy soma já vários troféus, entre eles foi quinto lugar no mundial de boxe feminino, em Istambul, e já conquistou outros títulos como campeã de África zona 2 e Bronze no África Games 2019.

Inclusive a atleta já tinha dito ao A NAÇÃO que o seu objectivo agora era ser campeã de África no Campeonato de África, em Moçambique, “um dos torneios mais importantes” para os Jogos Olímpicos de Paris, em 2024.

“O que posso prometer é dar o melhor de mim como sempre o fiz”, escreveu a atleta apelando ao apoio financeiro, de quem puder ajudar

PUB

PUB

PUB

To Top