PUB

Mundo

Reino Unido: Liz Truss é a terceira mulher a ser indigitada primeira-ministra

Liz Truss, 47 anos, é a nova primeira-ministra britânica indigitada esta terça-feira,6, pela rainha Isabel II. Esta indigitação vem na sequência da eleição de Liz Truss como líder do Partido Conservador, cargo que vinha sendo ocupado por Boris Johnson, anterior primeiro-ministro.

Numa fotografia tornada pública, a Rainha Isabel II, apoiada numa bengala, cumprimentou Lisa Truss, que se tornou a 15.ª chefe de governo britânico, em 70 anos de reinado da monarca de 96 anos. 

Lisa Truss é a terceira mulher a dirigir o governo britânico, depois de Margaret Thatcher e de Theresa May, na história do país.

Até à sua nomeação como nova primeira-ministra britânica, Liz Truss era ministra dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido e é vista como uma mulher de “mangas arregaçadas” para o trabalho.

“Verdadeira conservadora”

Durante toda a campanha interna do Partido Conservador que culminou com a sua eleição como nova líder dos conservadores, Liz Truss assumiu-se como a “verdadeira conservadora”, uma mulher sem medo de ir contra o “politicamente correto”, uma “amante da liberdade” ao estilo norte-americano e a encarnação da conservadora com mais sucesso da história do partido: Margaret Thatcher.

Porém, ainda antes mesmo de ter sido conhecido o resultado desta votação, já tinham sido publicados artigos na imprensa britânica a avisar Truss contra a tentação de inundar as posições ministeriais de conservadores conotados com a era de Boris Johnson, como ela mesma é.

“Os tories mais antigos no partido, estão a avisar Liz Truss que, se não fizer um esforço para incluir no seu governo figuras importantes de todo o partido – incluindo críticos de Boris Johnson, levará um partido conservador profundamente dividido à derrota inevitável nas próximas eleições”, lê-se numa notícia do “Guardian”.

Recorde-se que Truss não abandonou a sua posição como ministra dos Negócios Estrangeiros quando o Governo de Johnson começou a ruir-se e usou a lealdade como trunfo, uma qualidade muito apreciada entre o eleitorado conservador.

Boris Johnson promete “apoio fervoroso” a Liz Truss

No discurso de despedida à porta do número 10 de Downing Street, sede do governo, Boris Johnson prometeu apoiar a sua sucessora Liz Truss. 

“Este é um momento difícil para a economia, para as famílias de todo o país, mas nós podemos e vamos sair disto mais fortes”, afirmou.

Antes da partida para o Castelo de Balmoral, na Escócia, onde foi apresentar formalmente a demissão à rainha Isabel II, Johnson falou perante dezenas de assessores, membros do Governo e também de uma multidão de câmaras fotográficas e de televisão.

“Vou dar a este Governo nada mais do que o mais apoio fervoroso”, afirmou.

Aos colegas do Partido Conservador Boris Johnson disse que “o tempo para a política acabou, e está na altura de apoiar a equipa e programa de Liz Truss”, assim como “ajudar as pessoas deste país, porque é isso que as pessoas querem”.

C/Agências

PUB

PUB

PUB

To Top