PUB

Economia

Maio recebe actividades centrais do Dia Mundial do Turismo

A cidade de Porto Inglês, na ilha do Maio, será este ano o palco central das comemorações do Dia Mundial do Turismo, assinalado na próxima terça-feira, 27 de Setembro. Desde o dia 23, a cidade está a contar com uma delegação do Ministério do Turismo e Transportes, com um vasto programa de visitas e debates.

“Repensar o turismo” é o tema escolhido este ano para a comemoração mundial, enquanto elemento chave para a recuperação, servindo ainda como pano de fundo para uma discussão sobre “O turismo que queremos”, conforme informa o Governo, em comunicado.

“Em Cabo Verde, o Governo, juntamente com os parceiros do desenvolvimento, os operadores turísticos, os profissionais e todos os stakeholders do setor do turismo, está focado e determinado na construção de um produto turístico resiliente, em todas as ilhas e municípios do país, através da requalificação e uma maior diversificação e desconcentração da oferta turística”, refere a mesma fonte.

Programa

Isto, conforme disse, através do Programa do Governo para o Turismo e pelo POT 2022 – 2026 (Programa Operacional do Turismo), com base num modelo de crescimento de turismo ancorado na sustentabilidade, preservação dos recursos naturais, culturais, patrimoniais e humanos do país.

“Nesse sentido, com o objetivo de responder aos desafios e às recomendações lançadas pela Organização Mundial do Turismo, o Ministério do Turismo e Transportes, através do Instituto do Turismo de Cabo Verde, elegeu a ilha do Maio como palco central para as atividades comemorativas do Dia Mundial do Turismo 2022, em parceria com Câmara Municipal da ilha”, precisou.

Dia para promover consciência sobre o valor do turismo

Para este dia, a Organização Mundial do Turismo destaca a oportunidade de repensar uma nova forma de fazer e tratar o turismo, o que significa colocar as pessoas e o planeta em primeiro lugar e reunir todos, desde governos, empresas e comunidades locais, em torno de uma visão compartilhada para um sector mais sustentável, inclusivo e resiliente.

O Dia Mundial do Turismo de 2022 será comemorado reiterando o turismo sustentável como pilar crucial do desenvolvimento dos povos e das nações.

Esta efeméride mundial já vai na sua 42ª Edição, tendo a OMT selecionado, desta vez, a Cidade de Bali, Indonésia, para a celebração central.

As celebrações do Dia Mundial do Turismo acontecem todos os anos desde 1880. O 27 de setembro foi instituído pela Organização Mundial do Turismo por ser a data em que, no ano de 1970, entraram em vigor as diretivas que são consideradas as mais marcantes para o turismo internacional.

PUB

PUB

PUB

To Top