PUB

Convidados

O meu protesto sobre a negação de Visto a Paulino Dias

Por: Victor Fidalgo*

A negação ou tergiversação na concessão de visto ao amigo e cidadão caboverdiano Paulino Dias, é um desrespeito e humilhação a todo Cabo Verde e merece uma reação enérgica do governo de Cabo Verde.

Como o Paulino bem disse, no seu “post”, longe de nós pretender que se dificulte a entrada de portugueses ou outros estrangeiros, em Cabo Verde. São sempre bem-vindos e que venham cada vez mais.

O problema que se põe é que qualquer governo que se respeite, na sua política externa, a sua primeira ação é a defesa dos interesses e da dignidade dos seus cidadãos. Que nenhum aprendiz feiticeiro em Diplomacia me venha dizer que o Governo português é soberano na atribuição de visto de entrada a quem quiser. Se é verdade que tem esta prerrogativa, não é menos verdade que nas relações bilaterais e não só, o Governo português deve traduzir em actos o nível e qualidade de relações que tem ou diz ter com Cabo Verde. 

Por um lado, estão a “recrutar trabalhadores do sector do turismo para o Algarve, condutores para os transportes públicos de Portugal” e, por outro, negam ou tergiversam em conceder o visto a uma personalidade caboverdiana, uma figura pública, conhecida dentro e fora de Cabo Verde. O Paulino Dias faz parte da elite caboverdiana. Se é verdade que aparentemente, todos somos iguais perante a Lei, não é menos verdade que uma figura pública como Paulino Dias, deve e merece ser tratado com diferença. Doa a que doer. 

Por isso, proponho que o Ministério dos Negócios Estrangeiros de Cabo Verde, seja mandatado pelo Governo para chamar o Embaixador de Portugal na Praia e faça um protesto formal e exija que haja maior respeito no tratamento da elite caboverdiana. 

Dependemos de Portugal em quase tudo, mas isso não significa que devemos vergar-nos mesmo quando nos humilham. Há que exigir respeito e tratamento de acordo com a dignidade da pessoa em causa. Lembro que mesmo no tempo colonial, a elite caboverdiana era tratada pelo então colono com alguma diferença.

*Mestre em Relações Económicas Internacionais, Ex-Embaixador de Cabo Verde no Senegal, Angola e República Federal de Alemanha 

PUB

PUB

PUB

To Top