PUB

Educação

Dia Mundial do Professor: SIPROFIS apela à resolução de todas as pendências com a classe 

Abraão Borges

Na data em que se celebra o Dia Mundial do Professor, o Sindicato dos Professores da ilha de Santiago (SIPROFIS) apela ao Ministério da Educação para que sejam resolvidos todos os problemas que afectam a classe, principalmente no que diz respeito à promoção automática de todos os professores. 

Em comunicado divulgado esta quarta-feira, 5, a representação sindical lembra que já se caminha para oito anos, desde que foi publicado o Estatuto da Carreira do Pessoal Docente, mas que, mesmo assim, a carreira dos professores em Cabo Verde tem estado “parada no tempo”.

Por isso, pede uma lei medida, que estabeleça a promoção automática de todos os professores,para além de outras pendências e direitos adquiridos.

Insta, igualmente, ao cumprimento dos compromissos assumidos na recente Cimeira da ONU para a Transformação da Educação.

Compromissos  

Um passo necessário, considera, mormente para um país que participou na recente Cimeira da ONU para a Transformação da Educação, realizada em Nova Iorque, com os líderes a assumirem os compromissos de extrema importância para os seus respetivos países.

Entre os compromissos assumidos, recorda, está o aumento do investimento em sistemas públicos de educação de qualidade, garantir os direitos laborais e condições de trabalho decentes, investir em formação, confiar e respeitar os professores e envolver os sindicatos nas decisões políticas, através do diálogo social.

“Uma vez assumidos estes compromissos, a organização sindical espera que o Orçamento do Estado espelhe os meios para a melhoria das condições profissionais dos professores em 2023”,desafia.

O Dia Mundial dos Professores é comemorado desde, chamando a atenção para a importância social da profissão docente e para a necessidade da sua dignificação, como condição essencial para a valorização da escola e da educação. Este ano as comemorações acontecem a volta do lema “A transformação da Educação começa com os/as Professores/as”.

PUB

PUB

PUB

To Top