PUB

Covid-19

OMS alerta para aumento dos casos de covid-19 e uma possível nova vaga de infeções

A União Europeia (UE) e a Organização Mundial de Saúde (OMS) alertaram, esta quarta-feira, para o aumento dos casos de covid-19. Estes organismos consideram que esse aumento pode ser o início de uma nova vaga de infeções e apelam para o reforço da vacinação.

Numa declaração conjunta hoje divulgada, a Comissão Europeia, a OMS e o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) referem que a pandemia da covid-19 ainda não acabou e os números de casos têm estado a subir, “indicando que começou uma nova vaga” com a chegada do Outono.

A comissária europeia para a Saúde, Stella Kyriakides, o diretor regional da OMS para a Europa, Hans Henri Kluge, e a diretora do ECDC, Andrea Ammon – salientam que, embora longe dos níveis de 2021, “infelizmente” os números da covid-19 têm subido e recomendam a necessidade de proteção “especialmente dos mais vulneráveis, através de todos os instrumentos disponíveis, incluindo a vacinação”.

Crescimento dos casos de influenza sazonal

O comunicado alerta ainda para o esperado crescimento dos casos de influenza sazonal e da potencial circulação conjunta deste vírus com o SARS-CoV-2, que causa a covid-19, que aumentará a pressão sobre os hospitais e outros cuidadores de saúde.

“Juntamente com as medidas de saúde pública como o uso de máscara e o distanciamento físico, a vacinação continua a ser um dos instrumentos mais efetivos contra ambos os vírus”, sublinham os signatários.

Evolução bastante satisfatória em Cabo Verde

Refira-se que Cabo Verde regista uma evolução bastante satisfatória da situação epidemiológica nos diferentes concelhos e uma a tendência de estabilização da propagação do vírus SARSCoV-2 e da pandemia da covid-19.

De acordo com os últimos dados do Ministério da Saúde, até esta Terça-feira, o país contava 3 casos activos de covid-19, 61922 casos recuperados, 410 óbitos, 46 óbitos por outras causas e 9 transferidos, perfazendo um total de 62390 casos positivos acumulados.

C/Agências

PUB

PUB

PUB

To Top