PUB

Cinema

DjarFogo Internacional Film Festival arranca hoje: 125 filmes em cena, de mais de 80 países 

Arranca hoje a segunda edição do DjarFogo Internacional Film Festival, com a abertura oficial marcada para as 10h da manhã desta segunda-feira,7, na UniPiaget na Praia, na presença do Presidente da República, José Maria Neves, prosseguindo depois a programação, a partir de terça-feira,8, na ilha do Fogo, até dia 12.

No total, segundo a organização, a cargo da Txan Film Productions & Visual Arts (entre outros parceiros) está prevista a exibição de 125 filmes, de mais de 80 países, num total de mil candidaturas. 

Dos 125 filmes que serão exibidos, 25 estão a concurso, num total de oito prémios/categorias.

Conforme a organização, este ano o tema prende-se com a narrativa visual, enquanto ferramenta educacional, que oferece oportunidades relacionadas com a produção e distribuição de filmes, de forma a contribuir para a criação da próxima geração de cineastas da África Ocidental. 

Descentralizado

O festival vai decorrer de forma descentralizada em várias localidades da ilha do Fogo, incluindo Chã das Caldeiras. 

A edição deste ano presta homenagem a Ousmane Sembene, considerado o pai do Cinema Africano, e Safy Faye, a primeira mulher da África Subsaariana a dirigir um filme distribuído comercialmente.

O certame visa contribuir para um maior conhecimento e promoção do cinema negro, assim como para dar voz aos cineastas minoritários para exibirem e promoverem os seus filmes, além de capacitar estudantes de baixa renda da África, particularmente Cabo Verde, a sua diáspora e Caribe.

PUB

PUB

PUB

To Top