PUB

Educação

Porto Novo: Sem transporte, alunos de Chã de Norte fazem quatro quilómetros a pé

Os cerca de 20 estudantes do ensino secundário em Chã de Norte, em Porto Novo, Santo Antão, tem enfrentando, mais uma vez, problemas com o transporte escolar, deslocado-se a pé para as escola em quatro quilômetros de caminho, ida e volta, isto em época de provas. 

Conforme noticia a Inforpress, em causa está o facto de o proprietário da viatura que os transporta ter interrompido o serviço de transporte, alegando a demora no pagamento de uma dívida da Câmara Municipal do Porto Novo, entidade que partilha com a Fundação Social Escolar (Ficase) a responsabilidade de assegurar o transporte escolar.

A professora Justina Miranda, que tem vindo a apoiar esses alunos, confirmou à Inforpress que, desde segunda-feira passada, os estudantes estão a deslocar-se a pé até à Ribeira da Cruz, num percurso de quatro quilómetros (ida e volta).

Dívida por regularizar da câmara

A edilidade porto-novense amortizou, no arranque do ano lectivo, a parte da dívida e ficou por regularizar, até final de Outubro, a outra parte, o que não se verificou, segundo o condutor da viatura, que, por isso, decidiu suspender o transporte até à regularização da situação.

Porém, o delegado do Ministério da Educação no Porto Novo, Leonildo Oliveira, disse que da parte da Ficase, o protocolo existente com a câmara municipal, em matéria de transporte escolar está a ser cumprido, mas que está a analisar com a edilidade “o que se passa” para que se possa resolver “o mais depressa possível” esta situação.

A professora Justina Miranda disse que, nesses dias, em que os alunos estão na época de provas, tem mobilizado a comunidade para apoiar no transporte dos alunos, exortando às entidades responsáveis pelo transporte escolar a resolver o problema.

PUB

PUB

PUB

To Top