PUB

Educação

Professores do Ensino Secundário recebem formação em Cibercrime

Os professores do ensino secundário vão receber, nos dias 21 e 22 de novembro (Sotavento e São Nicolau) e 24 e 25 (Barlavento), uma formação em matéria de prevenção do cibercrime. O objectivo é sensibilizar a classe para a prevenção da cibercriminalidade e utilização segura da internet.

A formação resulta de uma parceria entre o Ministério da Educação e o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (ONUDC), promovida no âmbito do Programa Global do ONUDC sobre Cibercrime.

O intuito é, conforme nota chegada a esta redação, sensibilizar os professores para a prevenção da cibercriminalidade e a utilização segura da Internet, bem como reforçar o conhecimento sobre as ameaças proporcionadas pelo cibercrime e as medidas a serem tomadas caso se concretizem.

Ainda, a iniciativa visa capacitar os professores para aprimorarem a sua atuação como agentes multiplicadores do conhecimento adquirido, sendo os seus estudantes os destinatários principais desse aprendizado.

Sensibilizar e  desenvolver capacidades

Através do Programa Global sobre Cibercrime, o ONUDC concede assistência técnica focalizada para o desenvolvimento de capacidades, prevenção e sensibilização, cooperação internacional e análise sobre o cibercrime, principalmente nos países em desenvolvimento.

Atualmente, diz o ME, o Programa Global está a implementar um projeto regional na África Ocidental e Central, reforçando as capacidades dos Estados Membros na região para combater o cibercrime.

A Sessão de abertura, na Praia, está marcada para às 9h00 no dia 21 de novembro, na Escola Técnica Cesaltina Ramos, em Achada Santo António, e contempla os profissionais de Sotavento e São Nicolau.

A mesma formação será realizada em São Vicente, nos dias 24 e 25 de novembro, para os professores secundários da região Barlavento.

PUB

PUB

PUB

To Top