PUB

Saúde

Profissionais de Saúde de São Vicente e Santiago capacitados em rastreio das alterações do neurodesenvolvimento

Arrancou esta segunda-feira, em São Vicente, as sessões de formações em “Rastreio das alterações do Neurodesenvolvimento da criança dos 0 aos 5 anos”, iniciativa do projecto “Tudu fidjo di Cabo Verde – Inclusão de Crianças e Jovens com Deficiências Neurológicas”. As acções, com três neuropediatras do Hospital D. Estefânia, de Portugal decorre até amanhã,22, e segue depois para a cidade da Praia, entre os dias 23 e 25.

No âmbito do projeto “Promoção da Inclusão de Crianças e Jovens com Deficiências Neurológicas” as cidades do Mindelo e da Praia acolhem entre, 21 e 25 de Novembro, diversas sessões de formação em “Rastreio das alterações do Neurodesenvolvimento da criança dos 0 aos 5 anos”.

Conforme nota te imprensa, a formação destinada a Pediatras, Médicos de Medicina Geral e Familiar e outros técnicos de saúde arrancou hoje, em São Vicente, no Hospital Baptista de Sousa.

Amanhã, 22, a mesma formação ministrada por uma equipa de 3 médicas, Neuropediatras, do Hospital D. Estefânia, de Portugal , acontece na Delegacia de Saúde da ilha.

Acções na Praia

Depois de São Vicente, estes técnicos de saúde levam as mesmas acções a Santiago.

Na quarta-feira,23, a equipa composta por 3 médicas, Neuropediatras irá ministrar, no período da tarde (13h-15h) uma formação no Hospital Universitário Agostinho Neto.

No mesmo dia, seguirão para um encontro com os pais/encarregados de educação das crianças do Centro de Reabilitação da FECAD em Cidadela.

Santiago norte contemplado

No dia seguinte, 24, será a vez dos Pediatras, Médicos de Medicina Geral e Familiar e outros técnicos de saúde da região norte receberem a sessão de formação em “Rastreio das alterações do Neurodesenvolvimento da criança dos 0 aos 5 anos”.

A capacitação acontece no Hospital Regional Santiago Norte.

A equipa de três profissionais de saúde do Hospital D. Estefânia realiza ainda no dia 25, uma  formação no Centro Saúde Tira Chapéu e, mais tarde, tem um encontro com pais/encarregados de educação e professores das crianças com NEE, na Escola Eugénio Tavares.

Promover a integração e a inclusão

Recorde-se que o projeto de Promoção da Inclusão de Crianças e Jovens com Deficiências Neurológicas tem como principal objetivo, melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiências neurológicas, especificamente promovendo a integração e inclusão de crianças e jovens com deficiências neurológicas.

Trata-se de um projecto em curso até Agosto de 2023, financiado pela União Europeia, cofinanciado pelo Camões– Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.

A sua implementação junta o Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF), a Associação de Apoio a Iniciativas de Auto-promoção (SOLMI) e a Federação das Associações de Pessoas com Deficiência (FECAD).

PUB

PUB

PUB

To Top