PUB

Economia

Praia: OPACC quer elevar “ao máximo” conhecimentos dos profissionais de auditoria e contabilidade

O Bastonário da Ordem Profissional de Auditores e dos Contabilistas de Cabo Verde (OPACC), Francisco Sebastião Teixeira, destacou este, Sábado, a aposta desta Ordem, em elevar “ao máximo” os conhecimentos dos profissionais de auditoria e contabilidade sobre os avanços da profissão e “aquilo que se espera para o futuro”.

Em declarações ao A Nação por ocasião da conferência anual da OPACC realizada este Sábado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), cidade da Praia, Sebastião Teixeira, reiterou a pertinência dos temas em debate nos três painéis do evento porquanto, entre outros aspectos, os profissionais da área terão a oportunidade de se esclarecerem sobre diversas questões.

Assim, sob o lema “Desafios Actuais, Rumo à Consolidação”, esta que é a terceira conferência anual da ordem, vai debater no Centro de Convenções da Uni-CV, os seguintes temas: “A Importância dos relatos financeiro e não financeiro na óptica da gestão; “A Importância da criação e implementação do Comité de Relatos Financeiros” e a “Desmaterialização e automatização das obrigações fiscais e da prestação de contas ao TCCV (Tribunal de Contas de Cabo Verde)”.

Contribuições de oradores nacionais e internacionais

Os painéis que contam com momentos específicos de debates servirão para elevar o nível de conhecimento dos auditores e contabilistas certificados de Cabo Verde através das contribuições de  oradores nacionais e internacionais.

“Temos uma forte cooperação com as ordens congéneres, nomeadamente, Portugal, Brasil, Angola, Moçambique e outros que costumam partilhar os conhecimentos nos painéis de debate, nas conferências anuais que realizamos”, sublinhou o bastonário da OPACC para quem os principais desafios da classe tem que ver com a transformação digital.

Comité de Relato Financeiro, uma nova entidade

“Há muitos outros temas que poderiam ser debatidos, mas acreditamos que os que escolhemos são os mais urgentes. Por exemplo, o Comité de Relato Financeiro é uma instituição nova que está agora a entrar em vigor e que ainda não está claro para alguns profissionais da área a sua intervenção. Muitos não entendem a diferença entre a OPACC e este comité, a diferença entre eles é que a OPACC regula a profissão e o comité encarrega-se das normas, supervisão”, argumentou Francisco Teixeira sobre um dos temas.

Em relação ao painel sobre relato financeiro e não financeiro, o bastonário explicou que “o relato financeiro normalmente é o que se fala, a forma como nós trabalhamos com contas, facturas, recibos e balanços” enquanto o relato não financeiro “tem a ver com as questões ambientais, sociais e tecnológicas e outros que hoje em dia estão cada vez mais na ordem do dia”.

Ainda sobre este mesmo tema, Teixeira acrescentou que “uma empresa não pode estar inserida numa sociedade e não respeitar, por exemplo, o meio ambiente ou usar tecnologias de forma indevida. Tudo isto está interligado sendo o relato não financeiro uma responsabilidade social”.

Automatização e os seus desafios

Em relação a aspectos relacionados com o terceiro tema da conferência anual, “Desmaterialização e automatização das obrigações fiscais e da prestação de contas ao TCCV (Tribunal de Contas de Cabo Verde)”, o Bastonário da OPACC também destacou a necessidade de a classe estar informada para poder acompanhar o ritmo das mudanças.

“Relativamente às Reformas Fiscais, hoje em dia sabemos que tudo está automatizado. As automatizações, ao contrário do que se pensa, têm também os seus problemas. Daí a necessidade de esmiuçar sobre esta questão para manter a classe informada e para que todos possam acompanhar o mesmo ritmo”, alertou.

Desafio da transformação digital

O Bastonário da Ordem Profissional de Auditores e dos Contabilistas de Cabo Verde também alerta para os desafios da transformação digital, nomeadamente no sentido de colmatar a necessidade demais esclarecimentos, não só aos profissionais do ramo mas também de outros sectores.

“Neste momento, os principais desafios dos profissionais de auditoria e contabilistas tem a ver com a transformação digital. Ao contrário do que se pensa, a transformação digital não é só computadorizar”, frisou o Bastonário, destacando que, “à medida que se vai fazendo o acompanhamento desta transformação digital, há trabalhos que devem ser feitos de forma contínua”. 

“Que o balanço venha a ser positivo”

Com esta que é a terceira conferência anual da Ordem Profissional de Auditores e dos Contabilistas de Cabo Verde, desta vez, na cidade da Praia, Francisco Sebastião Teixeira diz esperar que o balanço venha a ser positivo. 

“Espero que cada um dos participantes, quer os presentes ou aqueles que acompanham através da plataforma digital, possam aproveitar ao máximo e aprimorar os seus conhecimentos”, finalizou.

O evento que reuniu, de forma presencial, centenas de profissionais da área de auditoria e contabilidade contou com a presença do Secretário de Estado das Finanças, Alcindo Mota que junto com o bastonário da OPACC, Francisco Teixeira, presidiu à abertura.

Recorde-se que a segunda conferência anual da OPACC foi realizada em 2019 e aconteceu em Mindelo, São Vicente, no Auditório “Onésimo Silveira” da Uni-CV sob o lema “O Controlo de Qualidade em Contabilidade e Auditoria

PUB

PUB

PUB

To Top