PUB

Política

Mindelo acolhe hoje Fórum de Cooperação Descentralizada

A ilha de São Vicente acolhe, esta segunda-feira, 28, a primeira edição do Fórum Anual da Cooperação Descentralizada (FACD), com a participação de autarcas do país e congéneres estrangeiras, sociedade civil, ONG ́s e universidades. Pretende-se colher subsídios e recomendações para a procura de novos parceiros.

O fórum, de amplitude nacional, tem por objectivo “avaliar as experiências já obtidas na Cooperação Descentralizada e colher subsídios e recomendações para consideração futura, na procura de novos parceiros e atores da cooperação “, conforme comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional.

Por outro lado, diz a mesma fonte, pretende-se redefinir o conceito e o papel do Estado nesse processo de alargamento e diversificação das suas parcerias internacionais, envolvendo atores estatais e não estatais.

O Fórum conta com a participação de autarcas dos países com os quais Cabo Verde tem relações diplomáticas e cujos municípios/comunas mantêm acordos de cooperação/geminação ou outras modalidades de cooperação com os municípios cabo-verdianos.

Estarão ainda presentes representantes da sociedade civil, particularmente as ONG`s, Fundações, Universidades e Organizações Privadas Internacionais.

Parceira estratégica Cabo Verde/Portugal

Tendo em conta a parceria estratégica entre Cabo Verde e Portugal, diz o MNECIR, nesta primeira edição, o Governo e a Associação dos Municípios de Cabo Verde pretendem envolver as autarquias portuguesas geminadas com os municípios de Cabo Verde, “para se explorarem todas as potencialidades existentes de cooperação”.

O fórum decorre entre as 9h desta segunda-feira,  28, na Sala de Conferências da Câmara de Comércio do Barlavento.

PUB

PUB

PUB

To Top