PUB

Mundo

Projeto de orçamento da comissão da CEDEAO para 2023 pretende ser “humanista e inclusivo”

O projeto de orçamento da CEDEAO para 2023, que está a ser analisado e adoptado na sessão ordinária do Parlamento da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), a decorrer em Abuja,  foi elaborado a pensar na necessidade das populações da sub-região e pretende ser “humanista e inclusivo”, tendo em conta a melhoria substancial das condições de vida das populações comunitárias.

Os trabalhos da segunda Sessão Ordinária do Parlamento da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), que iniciaram esta
segunda-feira, 28 , em Abuja, Nigéria, na presença do Presidente da Guiné-Bissau e Presidente em exercício da Conferência dos Chefes de Estado e de
Governo da CEDEAO, Umaro Sissoco Embaló e do Presidente da Nigéria, Muhammadu Buhari, foram retomados esta terça-feira, 29, com apresentação do Projeto de Orçamento para 2023, pela Comissão da CEDEAO.

Conforme nota chegada à nossa redacção, durante o seu discurso de abertura, Umaro Sissoco Embaló exortou aos Estados africanos para que demonstrem mais solidariedade, na resolução dos problemas que afetam todo o continente, com particular atenção para a nossa sub-região.  

Desafios

De acordo com o Chefe de Estado Bissau-guineense e Presidente em Exercício da CEDEAO, esses problemas, têm que ver com as crises no domínio da saúde, alimentação, democracia, desenvolvimento sustentável, imigração e as consequências nefastas devido às alterações climáticas, em virtude das emissões de gases com efeito de estufa.

Já o Presidente do Parlamento da CEDEAO, Sidie Mohamed Tunis, indicou, na ocasião, que o projeto de orçamento da CEDEAO para 2023, que está a ser analisado e adotado nesta sessão ordinária, foi elaborado a pensar na necessidade das populações da nossa sub-região, pois, este instrumento de gestão da comunidade pretende ser “humanista e inclusivo”, tendo em conta a melhoria substancial das condições de vida das populações comunitárias.

Mais de 590 milhões de dólares

Com este orçamento, fixado em receitas e despesas no valor de 422.722.325 Unidades de Conta (UC), mais de 590 milhões de dólares, segundo Sidie Mohamed Tunis, a CEDEAO pretende dar “respostas eficazes” às dificuldades sentidas pelas populações através de financiamento dos mecanismos para “fazer face à fome, ao conflito no Saara, à luta contra a pobreza, ao terrorismo e para apoiar as iniciativas dos Estados na consolidação da paz e da democracia, bem como na garantia da tranquilidade dos cidadãos da África Ocidental.  

Para o presidente do Parlamento da CEDEAO, este orçamento, “induz a uma nova abordagem de gestão”.

Ainda neste segundo dia da sessão, os parlamentares da CEDEAO puderam assistir à apresentação do Plano Estratégico da Comissão da CEDEAO, pelo seu Presidente, Omar Alieu Touray. Uma ocasião que, de resto, serviu para Omar Touray apresentar aos deputados comunitários o seu plano e as principais orientações programáticas para o seu mandato, 2022-2026.

PUB

PUB

PUB

To Top