PUB

Destaques

Destaques da edição 796 do Jornal A NAÇÃO

DESTAQUES

Nomeação do novo chefe da PJ
Fricção entre Joana Rosa e Paulo Rocha
Um “braço de ferro” entre a ministra da Justiça e o ministro da Administração Interna tem estado a emperrar a escolha do novo director nacional da Polícia Judiciária. Joana Rosa está inclinada para o nome do procurador Manuel da Lomba, enquanto Paulo Rocha prefere o também magistrado do Ministério Público Nilton Moniz. Um desses nomes, ou eventualmente de um magistrado judicial, será escolhido hoje no Conselho de Ministros.

Turismo
Fazer e refazer a vida na Boa Vista
Longe de ser ainda um destino sustentável, com o lixo a ser queimado a céu aberto, e, apesar dos desafios sociais associados à mão-de-obra, Boa Vista é uma ilha de oportunidades, para muitos cabo-verdianos o El Dorado que tiveram mais à mão. Há famílias de Santiago, Santo Antão, Fogo, mas também da costa ocidental africana, que optaram, há vários anos, pela ilha das Dunas. No pós-covid-19, a retoma vai devagar, ainda com metade dos voos semanais de outros tempos e nem a inflação tira a esperança de “dias melhores”, face a um salário “razoável”.

Apanhado a mentir
Harold Tavares “recauchuta” currículo e glorifica-se por salvar Cabo Verde da covid-19
Apanhado em falso pelo A NAÇÃO com informações “duvidosas” no seu currículo, o novo administrador por Cabo Verde no Banco Mundial, Harold Tavares, resolveu reformular a sua folha de serviços prestados a Cabo Verde e ao mundo. Nela introduz assessorias “pro bono” a diversas entidades e destaca o seu alegado protagonismo na mobilização e transporte de vacinas para a covid-19.

Empreendedorismo comunitário
Trazer os jovens das periferias para o mundo das startup’s
O presidente da Associação Jovem Empreendedor de Cabo Verde, José Maria Teixeira, defende que é hora de colocar no primeiro plano o “empreendedorismo comunitário”, trazendo as periferias, particularmente os jovens, para o mundo das “strarup’s”. Um domínio, como afirma, sofre de “politização e partidarização”, onde os pobres estão excluídos ou marginalizados.

Desporto
Cabo Verde tem mais nove árbitras de surf internacional
Cabo Verde passa a contar com mais nove árbitras de surf, com capacidade para participar em competições a nível internacional. Um projecto da Associação de Surf e Bodyboard e que visa promover a prática da modalidade entre os jovens do sexo feminino.

Crioulo nas escolas
Director-geral diz que é cedo para balanços
O Ministério da Educação tem preparação na plataforma Moodle “encontros” entre os professores e os conceptores do programa do ensino da língua cabo-verdiana nas escolas. Decorridos dois meses do arranque da experiência, o directo nacional da educação, Adriano Moreno, entende que ainda é prematuro qualquer balanço.

Esta Edição nº.  796do Jornal  A NAÇÃO – que já está disponível em PDF -, comporta, ainda, as Opiniões de: Adriano Monteiro, César Garcia, Luís Kandjimbo e Valdemiro Tolentino; a par da Crónica de Marciano Moreira

PUB

PUB

PUB

To Top