PUB

Economia

Acesso à Internet: NOSI promete reactivar rede konekta em todas as praças do país antes do Natal

O Núcleo Operacional para a Sociedade de Informação promete reactivar a rede Konekta em todas as praças do país, ainda antes do Natal. Segundo o NOSI, esta rede de acesso grátis à Internet foi desativada das praças como forma de se evitar o ajuntamento de pessoas durante a pandemia.

Segundo Lumumba Barbosa, administrador do NOSI, os restantes municípios já têm pelo menos uma praça ligada à rede Konekta, faltando concluir o processo na Cidade da Praia, onde, dos 21 pontos de acesso, já estão reativados sete praças.

“Depois que as coisas normalizaram, começámos a reactivar de forma gradativa, em parceria com as câmaras municipais”, confirmou Lumumba Barbosa à agência de notícias, Inforpress, acrescentando que falta apenas concluir o processo de reativação da rede no município da Praia.

Lentidão da rede

Lumumba Barbosa justificou que a lentidão da rede Konekta que os utentes reclamam deve-se ao facto de a capacidade da internet do NOSI também se destinar à rede do Estado. Porém, garantiu que a instituição está a trabalhar no sentido de oferecer maior qualidade de acesso.

“Então ela (a rede Konekta) não pode funcionar com a velocidade que as pessoas querem, mas, por exemplo, à noite, a capacidade aumenta, pois, ganha-se capacidade porque não há grande consumo na rede privativa do Estado”, explicou o administrador do NOSI.

Inclusão digital

O administrador do NOSI destacou a importância da rede Konekta enquanto projecto que tem o papel de contribuir para a inclusão digital, fomentando o acesso dos cabo-verdianos à Internet.

Recorde-se que, em Santiago, a rede Konekta também abrange, nesta fase, as escolas e liceus, no âmbito do projecto E-Gov.

Segundo dados do NOSI, citados pela Inforpress, em média mais de 1500 utilizadores/horas conectam à rede Konekta e mais de 18000 utilizadores se conectam diariamente a essa rede.

C/Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top