PUB

Política

Convenção Nacional do MpD acontece de 26 a 28 de Maio: Ulisses e Orlando são os dois pré-candidatos

Ao que tudo indica, Ulisses Correia e Silva e Orlando Dias são os 2 pré-candidatos à Direcção Nacional do Movimento para a Democracia (MpD), que tem agendada para de 26 a 28 de Maio de 2023, a Convenção Nacional do partido, durante a qual será discutida a moção estratégica de orientação política.

Citado pela Inforpress, Ângelo Vaz, porta-voz da reunião da Direcção Nacional do Movimento para a Democracia, que decorreu ontem na cidade da Praia, confirmou que, para já, são dois os pré-candidatos posicionados para o cargo de líder do MpD: o actual presidente, Ulisses Correia e Silva, e o membro da comissão política nacional e o deputado Orlando Dias, como já vinha sendo referenciado publicamente. 

he

Na reunião, os membros da direcção nacional aprovaram o regulamento eleitoral, que esta sexta-feira,1, recorde-se, foi alvo de críticas numa conferência de imprensa promovida por um dos pré-candidatos, Orlando Dias.

“A proposta de regulamento já está quase na sua fase de votação, artigo por artigo, e já suprimos muitos pontos que estavam em divergência e a reunião está a decorrer tranquilamente”, disse.

Um dos aspectos que foi criticado pela pré-candidatura de Orlando Dias, que esteve, inclusive, presente nesta reunião,  sustenta-se num parecer jurídico, que tem a ver com a capacidade eleitoral dos militantes.

Conforme esse parecer jurídico, o estatuto do MpD prevê que adquire capacidade eleitoral passiva, ou seja, capacidade de ser eleito o membro do partido com, no mínimo, 12 meses de inscrição como militante e que consta nos cadernos eleitorais elaborados nos termos do regulamento eleitoral.

No entanto, conforme diz, a proposta de regulamento eleitoral que foi discutida vem trocar estas duas disposições no seu artigo 8º, exigindo assim a capacidade eleitoral activa, ou seja, aos que votam que estejam inscritos há mais de 12 meses.

De 12 para seis meses

Ângelo Vaz garante que neste aspecto chegou-se a um entendimento durante o encontro de que esse período deve ser de seis meses.

“Qualquer militante, desde que esteja inscrito seis meses antes das eleições, poderá exercer o seu direito de voto”, sustentou.

Ângelo Vaz garante que a pré-candidatura de Ulisses e Orlando Dias está a ser encarada com naturalidade pelos membros da Direcção Nacional do Partido.

“Nós vemos com muita naturalidade. Somos um partido democrático, convivemos muito bem com as divergências de opinião e, portanto, aqui no MpD isto não constitui nenhum problema”, esclareceu.

C/Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top