PUB

Santiago

Santa Catarina: Músico e compositor Silvino Tavares encontrado morto em casa

O músico, compositor e activista social e cultura Silvino Tavares, jovem muito conhecido e acarinhado em Santa Catarina de Santiago foi encontrado morto na sua própria casa, ao que tudo indica, vítima de suicídio. A informação foi confirmada pelo amigo Olavo Varela Cabral. Silvino Tavares era sobrinho do falecido Norberto Tavares e tido como um grande músico e compositor, que focava o seu trabalho na pesquisa sobre a cultura ancestral do povo cabo-verdiano. 

Nas redes sociais Olavo Varela Cabral recorda Silvino “como um grande talento” de Assomada e Cabo Verde”, destacando que era um músico, activista cultural, que ancorava o seu trabalho na pesquisa da cultura “ancestral” do povo cabo-verdiano.

“Musicalmente Silvino era um artista singular, genuíno, poderoso e profundo”, escreveu.

Em 2019, Silvino Tavares chegou, inclusive, a representar Cabo Verde na na Bienal de Jovens da Lusofonia em Luanda, Angola.

“Fonti”

Em 2021, conforme noticiado na altura pelo A NAÇÃO online aqui lançou Fonti, um trabalho com 10 composições da sua autoria, sobre a história e as tradições de Santiago, às quais tem dedicado parte substancial da sua vida.

Na altura, Fonti foi descrito como “um retrato vivo da singular e profunda história da trajetória desafiante, porém triunfante, dos homens e mulheres simples deste cadinho de terra com uma complexidade e riqueza cultural imensuráveis”.

Fazia lembrar Pantera – Clara Andermatt

Ainda muito recentemente, a coreógrafa Clara Andermatt, em entrevista ao A NAÇÃO, na Praia, sobre o espectáculo de homenagem a Orlando Pantera, apontou Silvino Tavares, como um dos artistas que a faziam lembrar Pantera.

“Primeiro tem um discurso sobre Pantera, sobre Cabo Verde e o legado de Pantera, sobre a consciência da importância do Pantera também na vida dele e na música dele. Ele (Silvino) é um cantor muito autentico também e com uma consciência muito grande de tudo o que foi deixado por Pantera”, defendeu a coreógrafa portuguesa. 

Além do caminho que seguia na música e pesquisa cultural, Silvino Tavares tinha também o dom da carpintaria e chegou a ser jogador amador de rugby na primeira e única equipa da modalidade na Assomada.

Nas redes sociais já são inúmeras as mensagens de pesar sobre este passamento repentino de um artista tão querido e acarinhado em Santa Catarina de Santiago.

PUB

PUB

PUB

To Top