PUB

Colunistas

Olhares de Lisboa: Flashes

Por: Filinto Elisio

A rutilância do novo-riquismo político (mórbido perante o património) revela como isto falhou. Falhou o Plano de Salvaguarda do Plateau. Venceu o mau gosto, o verskitchen e o pastiche. Venceu a triste putrefação da bicharia, a sua tradução pelos escombros de um dos sobrados mais emblemáticos do Planalto da Praia de Santa Maria. Aqui da minha margem, apelo à ação cautelar, à denúncia e à insurgência. A bicharia que nos ocupa, impunemente sem arte, uma pornografia…quiçá ad infinitum!Menos, pessoal

*

Devagar com esse andor que o santo é de barro. Poupem-nos a vergonha alheia dos lives, likes & outras alcagoitas. Grande era Amílcar Cabral que se definia “sou um simples africano”.

*

T. S. Eliot, poeta muito para além dos punhos de renda, dizia que a sabedoria era a humildade. Leonardo Da Vinci, que aqui dispensa qualquer encómio, decretou que a simplicidade era o último grau da sofisticação.

*

Não sei o que me leva a trazer a questão da arrogância para esta despretensiosa nota. Se calhar, depois de ler o arrazoado de um dos deuses da esquina que, ao espelho mágico da rede social, se acha o eleito no Olimpo e põe-se a pregar, do púlpito do ridículo, como devemos ser, estar e fazer Arte.

*

O novo-riquismo destes deuses cansa. Incharam-se no ar de ego leva ao risco de explosão aparatosa ou de tudo se acabar para o galheiro. Que me seja permitido este finzinho de poema de Fernando Pessoa:

(…)

Grande é a poesia, a bondade e as danças…

Mas o melhor do mundo são as crianças,

Flores, música, o luar, e o sol, que peca

Só quando, em vez de criar, seca.

Mais que isto

É Jesus Cristo,

Que não sabia nada de finanças

Nem consta que tivesse biblioteca…

Ou este arranque singelo do nosso Jorge Barbosa (ah, poesia…):

(…)

Eu queria ser simples naturalmente

sem o propósito de ser simples.

Saberia assim sofrer com mais calma

e rir com mais graça.

Saberia amar sem precipitações.

Publicada na edição semanal do jornal A NAÇÃO, nº 777, de 21 de Julho de 2022

PUB

PUB

PUB

To Top