PUB

Economia

Fontainhas selecionada para Programa Upgrade das Melhores Aldeias Turísticas do Mundo

A Aldeia Turística de Fontainhas, em Ribeira Grande, Santo Antão, acaba de ser selecionada pela Organização Mundial do Turismo, (OMT), para participar do Programa Upgrade das Melhores Aldeias Turísticas do Mundo, juntamente com outros 20 países como Argentina, Etiópia, Maurícia, Quénia, Itália, Portugal e Japão como resultado do concurso mundial para “As Melhores Aldeias Turísticas 2002”.

Segundo uma publicação no site da Organização Mundial do Turismo, a seleção foi feita dentre 136 candidaturas de 57 Estados-membros da OMT, tendo sido escolhidas 32 como as melhores aldeias rurais e 20 para um Programa de Upgrade, como foi o caso de Fontainhas.

O apoio desse organismo das Nações Unidas e dos seus parceiros destina-se à melhoria das áreas identificadas para tal, durante o processo de avaliação e, contribuir, assim, para serem qualificadas proximamente como melhores aldeias do mundo.

A cerimónia de premiação acontece em AlUla, Arábia Saudita, de 27 a 28 de fevereiro de 2023, juntamente com a primeira reunião presencial da rede das melhoras aldeias turísticas do mundo, no quadro da OMT. 

O prémio reconhece os destinos rurais que fazem do sector do turismo o motor de desenvolvimento e novas oportunidades de emprego, preservando e promovendo os valores e produtos da comunidade local.

A iniciativa da OMT reconhece, também, as aldeias pelo seu compromisso com a Inovação e Sustentabilidade em todas as suas vertentes – económica, social e ambiental – e por um desenvolvimento turístico em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

“Elevado potencial” de Fontainhas – OMT

Segundo uma comunicação do Secretariado Geral da OMT dirigida ao Ministro do Turismo e Transportes, Carlos Santos, esta eleição é uma “clara demonstração” da riqueza natural e cultural e do elevado potencial da Aldeia de Fontainhas para se tornar um exemplo excecional como destino rural mundial de referência.

Cabo Verde, recorde-se, concorreu em junho passado, no quadro do Programa de Valorização Turística e Ambiental das Aldeias Rurais, apresentando duas aldeias incluindo Fontaínhas que já vinha sendo intervencionada pelo Programa com um conjunto de intervenções que totalizam o valor de 138 386 935 ECV.

Intervenções

As intervenções incluem a construção da estrada de acesso no valor de 80 635 000.00 ECV e outras específicas, na Aldeia de Fontainhas, no valor de 57.751.935 ECV, nomeadamente a requalificação do centro social, melhorias de acessibilidades em Fontainhas mais requalificação da praça e sintina, melhorias de acessibilidades em Corvo e Formiguinhas.

Acresce ainda nesse mesmo pacote a construção de fossas sépticas e rede de esgoto, melhoria da rede de distribuição de água, requalificação das habitações (reboco, pintura, cobertura e W.C.) e formação e fomento empresarial, para além de ações de sensibilização ambiental e recuperação do património imaterial (a contradança).

O programa 

De notar que o Programa de Valorização Turística e Ambiental das Aldeias Rurais é um programa de abrangência nacional e contempla 18 aldeias turísticas das ilhas de Santo Antão, São Nicolau, Maio, Santiago, Fogo e Brava, consistindo na diversificação da oferta turística, na melhoria do saneamento básico, visando a melhoria da qualidade de vida das populações nas regiões abrangidas.

Em 2015, a edição espanhola da revista National Geographic elegeu a aldeia de Fontainhas, como o segundo lugar “com a melhor vista no mundo”.

PUB

PUB

PUB

To Top