PUB

Destaques

Destaques da edição 802 do Jornal A NAÇÃO

 

DESTAQUES

Bloqueio financeiro
CNE sem dinheiro para pagar salários
Sem a bancarização no Tesouro, a Comissão Nacional de Eleições está sem recursos financeiros para processar o salário dos seus colaboradores e para pagar os fornecedores. A administração da CNE é contra a “imposição” do Governo e, por isso, vai avançar com um pedido de fiscalização abstrata e sucessiva, junto do Tribunal Constitucional, de uma norma do Código Eleitoral, que lhe garante a independência e autonomia financeira.

Terrenos das ZDTI
ZKM Investimentos reclama dívida do Estado em mais 400 mil contos
A ZKM Investimentos, promotora do Cesária Resort na ZDTI de Palha Carga, em São Vicente, nega qualquer dívida ao Estado de Cabo Verde. Pelo contrário, reclama a devolução de cerca de 427 mil contos. Os investidores acusam o Estado de ter “emperrado” este mega projecto turístico, que está encalhado há mais de uma década.

13 de Janeiro
Cabo Verde assinala 32 anos em democracia
Cabo Verde assinala, esta sexta-feira, 13 de Janeiro, o Dia da Liberdade e da Democracia, volvidos 32 anos da data em que pela primeira vez os cabo-verdianos exerceram o direito de voto, em eleições multipartidárias. Para além da Semana da Liberdade, a data é assinalada com Sessão Solene Especial da Assembleia Nacional.

Literatura Nacional
Conheça os livros mais vendidos em 2022
Pelas indicações das principais livrarias, a nível nacional, incluindo a Biblioteca Nacional (Praia) e Semente (Mindelo), as obras mais vendidas em 2022 foram “O Caboverdiano em 45 lições” de Manuel Veiga, “Um Corpo Que Se Recusa a Morrer” de José Vicente Lopes, “Noite Escravocrata, Madrugada Camponesa” de António Correia e Silva… Germano Almeida e Manuel Brito Semedo estão também na lista dos autores “mais procurados”…

Média
Administrador único acusado de intromissão nos assuntos da redacção

  • Queixa do PR na ARC: Tony Teixeira de consciência tranquila
  • Inforpress: Gestor único acusado de intromissão nos assuntos da redacção

Antónia Pusich, nascida em São Nicolau
A primeira mulher a fundar e dirigir jornais na era colonial
Acaba de ser lançada, em Portugal, a biografia de Antónia Pusich, nascida nos primeiros anos do séc. XIX, em São Nicolau. Da autoria de Maria de Lurdes Caldas, a obra é um contributo para o conhecimento daquela que foi a primeira mulher nascida em Cabo Verde a fundar, dirigir e escrever para jornais na era colonial. Em entrevista ao A NAÇÃO, a autora de “Antónia – Uma mulher invulgar” dá-nos a conhecer quem foi essa figura, que, entre outras lutas, defendia a participação cívica das mulheres na então sociedade portuguesa.

Esta Edição nº.  802do Jornal A NAÇÃO – que já está disponível em PDF -, comporta, as Opiniões de:  Carlos Carvalho, Germano Almeida, Luís Kandjimbo, a par da coluna de Marciano Moreira

PUB

PUB

PUB

To Top