PUB

Cultura

Fogo prepara inauguração do primeiro estúdio de gravação de música em São Filipe 

O Centro Cultural Armand Montrond vai acolher, até meados de Abril, o primeiro estúdio de gravação da ilha do Fogo. O estúdio vai servir os artistas da ilha e os novos talentos da música.

Com o centro pronto, Nuías Silva, presidente da Câmara Municipal de São Filipe, diz que se está, ainda, em busca de engenheiros de som e técnicos de iluminação para montar a estúdio de gravação, salas de música, pequeno auditório com 48 lugares.

O estúdio de gravação servirá, pelo menos, os interesses do público do município para poder captar sons dos artistas para participar em outros tipos de trabalhos, mas também para dar oportunidade e visibilidade aos artistas locais para fazerem as suas primeiras gravações de composições e distribuição nas redes digitais.

Estimular o talento jovem 

Com o estúdio de gravação, a ilha estará a dar “uma grande oportunidade” aos jovens talentos do município, da ilha e da região, mas também a criar oportunidades para que novos talentos possam surgir a partir da escola de música que será instalada no centro cultural Armand Montrond, segundo a mesma fonte.

“O timing é que na altura das festas de São Filipe poderá estar aberto ao público”, reforçou, lembrando que não é uma questão de abrir porque pode-se fazê-lo amanhã ou depois da amanhã.

Contudo, continuou, se se quer fazer as coisas com calendário, programa, professores, com inscrições e que não seja apenas um acto de marketing político de inauguração, mas “um acto efectivo” de disponibilização deste “importante instrumento” para o desenvolvimento cultural do municipal.

Espaço da Juventude 

O centro vai ter um espaço de juventude, que será criado em parceria com o município de Racconigi (Itália), e neste momento está-se na fase de aquisição dos equipamentos, tendo a câmara de Racconigi solicitado a lista dos equipamentos para transferir as verbas para a aquisição local de equipamentos como computadores, mesas, secretárias e outros para o espaço onde irá funcionar o centro de orientação juvenil de São Filipe.

Ainda a nível cultural, Nuías Silva anunciou para Março, no quadro da cooperação descentralizada com o município português de Palmela, a vinda de um pintor para ministrar uma acção de formação de 35 horas na área de pintura e olearia, dando assim oportunidades a 15 jovens/mulheres de se capacitarem para trabalhar souvenires e outros aspectos ligados ao artesanato.

C/ Inforpress 

PUB

PUB

PUB

To Top