PUB

Economia

Preço do pão deve baixar: Padarias e lojas com desconto na compra de farinha

O saco de farinha de trigo de 50 kg passa, a partir de hoje, de 4600 para 4100 escudos. A indústria panificadora vai ainda contar com um desconto, ficando o saco por 3.936 escudos, o que deve representar uma baixa de preço no pão carcaça. A decisão, com efeito imediato, saiu de uma reunião, esta terça-feira, 24, entre a Moave e o ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva.

 O ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, visitou, esta terça-feira, as instalações da Moave em São Vicente, no âmbito de um processo de negociação e articulação entre departamentos do Governo e a empresa de produção de farinha de trigo, sediada naquela ilha.

 Fruto dessa articulação, revelou o ministro à imprensa, conseguiu-se baixar o preço do saco de farinha de trigo de 4600 para 4100 escudos/saco.

Para além disso, a indústria panificadora vai ainda contar com um desconto, com o saco a sair por 3936 escudos.

Enriquecida

Trata-se, segundo o governante, de uma farinha que também é enriquecida em ferro e em ácido fólico, de acordo com as exigências da nossa legislação, no que toca aos parâmetros nutricionais.

“Achamos que chegamos a um preço abordável, tendo em conta a conjuntura internacional. Nós estamos a verificar uma escalada de preços a nível mundial, todos os países estão a sofrer”, sublinhou Gilberto Silva, segundo o qual, apesar de uma tendência internacional para a baixa de preços, isto ainda não se verifica na prática, em Cabo Verde.

O Governo, segundo disse, vai manter-se atento à situação e continuar a analisar, podendo intervir lá onde sempre for necessário, para assegurar que o sistema alimentar, no seu todo, seja resiliente.

Baixa no preço do pão

Esta decisão deve fazer baixar o preço do pão carcaça, que, nos últimos dias, chegou a ser vendido até por 30 escudos.

Gilberto Silva lembra, entretanto, que o país não regula o preço do pão mas sim o peso da carcaça.

A decisão tem efeito imediato, ou seja, a partir desta terça-feira, 24 de janeiro. 

PUB

PUB

PUB

To Top