PUB

Destaques

Destaques da edição 804 do Jornal A NAÇÃO

DESTAQUES

Consul honorário de Cabo verde em Macau
David Chow bate com a porta
David Chow já não é cônsul honorário de Cabo Verde em Macau. Este empresário, que é promotor do empreendimento do turístico na zona da Gamboa e no ilhéu de Santa Maria, na cidade da Praia, dá mostras de desencanto, motivado alegadamente pelo “descaso” do Governo em relação ao seu investimento.

Tribunal de Contas arrasa com o Governo e o Parlamento por “intransparência”
O total das dívidas do Estado para com o INPS, acumuladas em 31 de Dezembro de 2019, rondou os 4 milhões de contos. Os avales, acima de 15 milhões de contos, foram consumidos pela Electra, NEWCO e TACV. Dados do parecer do Tribunal de Contas sobre as receitas e despesas do Estado referente a 2019, no qual o Ministério das Finanças fica muito mal na fotografia neste que é o parecer mais duro à gestão do MpD por esse órgão de controlo da República. Até o Parlamento leva a sua parte.

Economia
Subida de preços perante um salário estagnado
Os cabo-verdianos estão aflitos perante a subida de preços em produtos alimentares, mormente de primeira necessidade, que não tem dado tréguas nos últimos meses. Produtos como farinha e leite estão se tornando artigos de luxo para muitas famílias, enquanto o rendimento continua estagnado.

Ambiente
Praia e o seu “problema crónico” de esgotos
Esgoto, um problema crónico da cidade da Praia, tem revoltado os moradores dos bairros onde a situação é mais crítica. Além da Várzea, o mau cheiro espalha-se cada vez mais por bairros como Achadinha, Ponta d’Água, Achada Grande Trás, Fonton e outros.

Cabral temia mais os cabo-verdianos do que os guineenses
Amílcar Cabral, morto há 50 anos em Conakry, “sempre pensou que as coisas contra ele haveriam de partir mais dos cabo-verdianos do que dos guineenses”, diz Joaquim Pedro Silva, Baró, antigo comandante do PAIGC, na Guiné. Agnelo Dantas, outro veterano dessa gesta, lembra-se de Cabral lhe ter dito, pouco antes de ser morto: “Nós temos tantos problemas em relação a Guiné, com os tugas a infiltrarem as suas gentes para me matarem, e os cabo-verdianos, em vez de ajudarem, criam-me mais problemas”.

Esta Edição nº.  804do Jornal A NAÇÃO – que já está disponível em PDF -, comporta, as Opiniões de:  João Serra e Luís Kandjimbo; a par da crónica de Marciano Moreira

PUB

PUB

PUB

To Top